quarta-feira, 26 de março de 2008

Maioria dos empregos em atividades de turismo não tinha vínculo formal em 2005

Quase 60% dos postos de trabalho criados pelas atividades ligadas ao turismo no ano de 2005 não tinham vínculo formal, o que corresponde a 4,8 milhões de vagas. Desse total, 1,6 milhão correspondia a trabalhadores sem carteira assinada e 3,2 milhões a autônomos.

A informação faz parte da pesquisa Economia do Turismo: uma Perspectiva Macroeconômica 2000-2005, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Do total de ocupações com vínculo formal, o setor de transporte rodoviário apresentou a maior participação, 34,4% do total, correspondendo a 1,1 milhão de postos de trabalho.

Em seguida, vieram os serviços de alimentação, que responderam por 31,27%, com 1 milhão de vagas, e as atividades recreativas, culturais e desportivas, com 9,34%, ou seja, 309 mil postos.

Com relação ao total de rendimentos, as Atividades Características do Turismo (ACT) pagaram um montante de R$ 52,9 bilhões, que representou 8,84% do total pagos pelo setor de serviços e 6,14% do total pago pela economia brasileira em 2005.

Segundo o técnico responsável pela pesquisa, Guilherme Telles, a participação do valor adicionado do total das atividades ligadas ao turismo apresentou um comportamento semelhante ao da economia como um todo. O valor adicionado corresponde ao total gerado na economia depois de pago o consumo de produção.

- As variações observadas de 2000 até 2005 não são relevantes ou significativas a ponto de apresentarem um comportamento único para estas atividades. Elas são do setor de serviços e bastante integradas à economia brasileira - avaliou.

Guilherme Telles disse, no entanto, que entre 2002 e 2004 houve uma redução na participação dessas atividades no valor adicionado da economia.

- Houve um crescimento das ACT, mas um pouco menor que o da economia brasileira. Mas no ano de 2005, esse valor adicionado apresentou uma taxa de crescimento maior que o da economia brasileira - complementou.

59,23% dos empregos no turismo não têm registro
Publicado em 20.03.2008, às 09h10

Em 2005 as várias atividades ligadas ao turismo (alimentação, transporte, agências de viagens) empregaram 8,11 milhões de pessoas em todo o País. O valor representa 15,10% do total de vagas ocupadas por todo o setor de serviços no mesmo ano (53.730.274). No entanto, de acordo com o estudo divulgado nessa quarta-feira (19) pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59,23% dos trabalhadores não tem vínculo empregatício formal.

De acordo com a turismóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria José Giaretta, o trabalho sem registro em carteira ou autônomo é uma característica do Turismo. “É uma atividade muito sazonal, decorrente das férias escolares. Em períodos de alta, contrata-se muitos funcionários temporários e usa-se muito serviço terceirizado”, explica. Além disso, ela conta que os números podem variar de acordo com o local de trabalho. “Cada região tem suas próprias maneiras de lidar com o turismo.”

A atividade com maior participação em empregos em 2005 foi a de serviços de alimentação, com 37,79%. Em segundo lugar ficou os transportes rodoviários, com 36,16% de representatividade. Enquanto isso, o transporte aéreo teve parcela de 0,46%.
“As pessoas se deslocam e precisam se alimentar. Também houve uma mudança no hábito da população. Antes os turistas se hospedavam em casa de amigos ou parentes e,em alguns casos, até levavam a comida. Hoje preferem pousadas e hotéis e o resultado é o aumento dos gastos com alimentação”, conta Maria José.

Quanto a pequena representatividade do transporte aéreo, a turismóloga explica que apesar da massificação do serviço a partir da década de 1990, ele ainda não atende a maioria da população. “Muita gente nunca andou de avião e o fato dos veículos próprios serem utilizados também tem que ser considerado“. Além disso, o transporte pelas rodovias ainda é muito utilizado em distâncias curtas.

CRESCIMENTO - Em 2005, as atividades relacionadas ao Turismo tiveram crescimento de 16,26% na comparação com o ano anterior. Em números o valor adicionado (valor que a atividade agrega aos bens e serviços) foi de R$ 131,6 bilhões.

O Turismo pagou em todo o ano R$ 44,4 bilhões em salários, o que representa 9,26% do total de pagamentos para todo o segmento de Serviços e 6,51% do desembolsado na economia brasileira. “O turismo deve continuar crescendo porque tem uma fatia muito grande das classes C, D e E que não viaja. Há muito a ser feito”, afirma Maria José.

Ipses literes: Aristides Faria RH em Hospitalidade

Fonte: Diário do Grande ABC

Turismo responde por mais de 8 milhões de empregos

O turismo empregou 8.112.888 pessoas no Brasil em 2005, último ano disponível em pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quarta-feira (19). Em comparação ao ano anterior, o setor teve alta de 3,89%, número superior ao que o país cresceu, em toda a economia em 2005, no número de vagas de trabalho (3,01%).

Pela primeira vez desde 2000 (ano em que o IBGE começou a pesquisa), o Brasil conseguiu empregar mais de 8 milhões de pessoas no turismo. A participação do setor no total dos postos de trabalho da economia foi de 8,92%, maior número desde 2003.

Em 2000, o setor turístico empregou 7.203.400 pessoas. No ano seguinte, mais 319.074 postos de trabalho foram criados, totalizando 7.522.747 ocupações e um crescimento de 0,72% em relação ao ano anterior. Novo aumento no número de postos de trabalho foi verificado em 2002, quando o turismo deu emprego a 7.812.164 pessoas, 3,87% a mais que em 2001. No ano seguinte, o setor gerou 7.922.140 postos de trabalho, representando uma variação positiva de 3,97% em relação a 2002.

Em 2003, o turismo empregou menos que no ano anterior, com 7.809.103 postos de trabalho e redução de 1,43%. O resultado sofreu influência dos empregos nos setor de alimentação, que registrou forte queda no seu total de vagas.
Fonte: IBGE publicado no site economia UOL
SINDICATURISMO

quarta-feira, 19 de março de 2008

Política de Privacidade TourInfoNews

Política de Privacidade TourInfoNews



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domingo, 16 de março de 2008

Especial - O portal entrevista o Deputado Rafael Greca de Macedo.

Especial - O portal entrevista o Deputado Rafael Greca de Macedo.
12/11/2002

Rodrigo Nora - Com que objetivos foram criados os Faróis do Saber?

Rafael Greca - Ciente de que é responsabilidade do poder público proporcionar à comunidade as mais amplas e diversificadas formas de acesso ao saber, na minha gestão como Prefeito de Curitiba (1993-1996), expandi o espaço do ensino formal construindo bibliotecas comunitárias, implantadas junto às escolas da Rede Municipal.

O aperfeiçoamento do ensino foi ampliado com a democratização do acesso ao conhecimento. A comunidade envolveu-se com a importância da leitura e da informação, possibilitando o desenvolvimento da consciência crítica, o avanço intelectual e cultural. Dessa forma, tentamos conscientizar a população que a disseminação do conhecimento é um bem que pertence à todos, além de ser um importante instrumento para a formação e o exercício da cidadania.

A síntese do meu trabalho na área da Educação foi a valorização e o resgate da cidadania, criando igualdade de oportunidade para todos.

Confira o conteúdo desta entrevista clicando em leia mais.:.

Rodrigo Nora - Onde o projeto buscou inspiração?

Rafael Greca - O projeto buscou inspiração na Biblioteca de Alexandria, que no século IV A.C., abrangia museus e escolas, tornando-se um centro científico literário. Alexandria simbolizou, através do seu farol, que guiava os navios para o porto, e da sua biblioteca, que preservava o saber humano, um ponto referencial da mais alta importância na história da humanidade.

A intenção dos Faróis do Saber é unir a leitura a uma programação de atividades voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento da criatividade, de forma a resgatar o interesse pelo gosto em freqüentar uma biblioteca como instrumento para a compreensão do mundo.
Cada Farol do Saber contém em seu acervo, uma Enciclopédia Barsa, a Bíblia Sagrada, os dicionários de referência, literatura infantil e juvenil, além dos 500 livros que o antropólogo e senador Darci Ribeiro considerava imprescindíveis para o conhecimento da cultura brasileira e universal. Ao todo são 7 mil livros por Farol, mais os computadores acoplados a sistemas de multimídia. Em Curitiba, em 1997, houve a média de 200 mil leitores por mês na de Faróis do Saber. Isto significou 2 milhões e 400 livros emprestados em apenas um ano.

Rodrigo Nora - Existia algo parecido no Brasil ou outro lugar do mundo?

Rafael Greca - Não com as características dos Faróis do Saber que eu criei, inicialmente, para Curitiba. O modelo deu tão certo que hoje há Faróis do Saber em várias cidades do Paraná, em São Luiz do Maranhão e em Haia, na Holanda.

Sou o maior entusiasta deste projeto e convido o povo a erguer as cidades, tendo livros por armas e faróis por sentinelas. Há 500 anos antes de Cristo, Sócrates já dizia: “As cidades não precisam ser governadas, precisam ser educadas.”

Rodrigo Nora - A idéia inicial foi alterada em função das necessidades ou solicitações da comunidade?

Rafael Greca - Não. Ela foi alterada pela atual administração. No sistema democrático, cada administração adota uma metodologia de trabalho com objetivos e prioridades diferentes. O mais importante na administração pública é o esforço da construção permanente, da ampliação do conhecimento, da preservação da identidade e da memória e da busca da justiça social para todos os cidadões.

Rodrigo Nora - Como deve ser de seu conhecimento, em 23 dos 45 faróis foi implantada Internet, com acesso gratuito à comunidade. Isso aboliu certas atividades culturais que eram desenvolvidas no espaço hoje ocupado pelos computadores. Como o senhor vê essa questão?

Rafael Greca - Acredito que o atual Secretário Municipal da Educação, ao implementar novas propostas de trabalho, disponibilizará professores e recursos humanos para orientar os usuários a explorarem todos os recursos da Internet de forma correta e eficaz.

Há hoje organizações competentes especializadas em criar e implementar soluções para Educação a Distância baseada na Internet. O aluno usando apenas um computador conectado a Internet é levado às próprias fontes do conhecimento. Os livros sempre estiveram disponíveis nas bibliotecas e nem por isso o professor deixou de existir.

Livros, Internet, computadores, multimídia, vídeo cassete, DVDs, TV a cabo, etc, são os meios de divulgar a cultura e o saber. No entanto, a boa educação sempre precisará de bons educadores.

Rodrigo Nora - Um dado levantado em minha pesquisa de campo é que os maiores usuários da Internet nos Faróis são crianças/jovens na faixa de 11 a 16 anos e que o maior interesse é pelos bate-papos. De 9 computadores conectados à Internet, apenas 2 ou 3, no máximo, estavam sendo usados para pesquisas/trabalhos escolares. Os demais, “navegavam” por sites de jogos, programas de TV, vida de artistas, chats. Qual é sua opinião sobre isso?

Rafael Greca - Reafirmo o que disse anteriormente. O Secretário da Educação deverá implantar uma metodologia de funcionamento que possibilite aos usuários a utilização correta da Internet para que os jovens possam usufruir da disponibilidade de obter informações em tempo real e da igualdade na facilidade de acesso ao saber. A Internet como um instrumento não dispensa a ação educativa.

Porém, é necessário assumir a responsabilidade de descobrir, no atual contexto de aceleradas transformações, como a tecnologia pode atuar de forma eficaz em prol da evolução para um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Rodrigo Nora - O senhor acredita que a simples disponibilização de acesso gratuito à população, fará da Internet um instrumento útil para o exercício da cidadania?

Rafael Greca - Sim porque a forma como as pessoas realizam as suas atividades cotidianas está sendo rapidamente alterada por novas ferramentas e sistemas de informação. E essas mudanças fazem parte do progresso natural da humanidade.

A disponibilização de computadores e da Internet nos Faróis do Saber elimina o “apartheid” digital que ameaça os menos favorecidos, democratizando a cultura e a informação.

"Nesta nova era digital que estamos vivendo, é importante que a nova geração saiba que a maior riqueza que um homem pode possuir não são os bens materiais e sim o conhecimento". Concluiu o Deputado Rafael Greca de Macedo.

Redação Turismo Informativo


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Biografia - RAFAEL GRECA
Rafael Valdomiro Greca de Macedo
PFL / Paraná


Profissão:
Engenheiro Urbanista e Economista

Nascimento:
17 de março de 1956

Filiação:
Eurico Dacheux de Macedo e
Therezinha Greca de Macedo

Cônjuge:
Margarita Elizabeth Pericás Sansone


Legislaturas
1999-2003.


Mandatos eletivos
Vereador, 1983-1987, Curitiba, PR, PDS; Deputado Estadual (Constituinte), 1987-1991, PR, PDT; Deputado Estadual, 1991-1992, PR, PDT; Prefeito, 1993-1996, Curitiba, PR, PDT; Deputado Federal, 1999-2003, PR, PFL.


Licenças
Licenciou-se do mandato de Deputado Federal na legislatura 1999-2003, para exercer os cargos de Ministro de Estado do Esporte e Turismo, de 2 de fevereiro de 1999 a 2 de maio de 2000, e de Secretário da Comunicação Social do Estado do Paraná, de 1º de dezembro de 2000 a 2 de janeiro de 2002.

Filiações partidárias
PDS, 1980-1985; PDT, 1985-1997; PFL, 1997-.

Atividades partidárias
Líder do PDT, 1990-1991.

Atividades profissionais
Diretor, Casa Romário Martins, Curitiba, PR, 1979; Diretor Fundador, Casa da Memória de Curitiba, PR, 1980; Engenheiro, IPPUC, Curitiba, PR, 1982-; Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, 1997; Secretário de Governo do Estado do Paraná, 1997-1998; Secretário-Chefe da Casa Civil, Governo do Estado do Paraná, 1997-1998; Ministro de Estado do Esporte e Turismo, 1999-2000; Secretário da Comunicação Social do Estado do Paraná, 2000-2001.

Estudos e Graus universitários
Economia, UFPR, Curitiba, 1974-1977; Engenharia Civil - Urbanismo, UFPR, Curitiba, 1974-1978.

Conferencista, I Conferência de Cidades para o Século XXI, Rio de Janeiro, RJ, 1993; Conferencista, Encontro de Cidades Européias e Americanas para Criação do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, BID/BIRD/ONU e Prefeitura de Barcelona, Espanha, 1993; Conferencista, II Seminário Internacional sobre Problemas Ambientais nos Centros Urbanos, Osaka, Japão, 1994; Conferencista, Fac. de Ciências Ambientais de Aveiro, Portugal, 1994; Conferencista, Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Lisboa, Portugal, 1994; Conferência Mundial de Prefeitos pela Paz e Solidariedade, ONU e Governo do Japão, Hiroshima, 1994; II Congresso de Marketing do Cone Sul, Curitiba, PR, 1994; Conferencista, Dia Mundial do Habitat, ONU, Curitiba, PR, 1995; Conferencista, VI Consulta sobre o Meio Ambiente, Organizações Não-Governamentais e BID, Curitiba, PR, 1995; Conferencista, Seminário Internacional Preparatório da Conferência Mundial do Habitat II, ONU, São Paulo, SP, 1995; Seminário Internacional sobre Reforma do Estado na América Latina e Caribe, MARE, Brasília, DF, 1995; Fórum da Ciência e Cultura, UFRJ, Rio de Janeiro, 1995; ECO-URB-95 – III Seminário Internacional sobre Problemas Ambientais dos Centros Urbanos, ONU, Rio de Janeiro, RJ, 1995; CONIP 95, SUCESU e IDETI, São Paulo, SP, 1995; Conferencista, Brazil Trade & Investiment, EXPO’96, Nova Iorque, EUA, 1996; Conferencista, A Experiência de Curitiba no Planejamento Urbano, Univ. de Harvard, Univ. de Columbia e Univ. da Virgínia, EUA, 1996; Conferencista, Habitat II - Conferência sobre Assentamentos Humanos, ONU, Istambul, Turquia, 1996; Conferencista, Seminário da Comissão Europa-América, URB-AL, Comunidade Européia e CIDEU, Nápoles, Itália, 1996; Conferencista (1999 a 2000): Feira de Turismo, Milão, Itália; 500 Anos, Roma, Itália; PRIX Itália, Florença, Itália; Feira de Turismo, Berlim, Alemanha; Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV. Curitiba, PR; Conferencista, Seminário Nacional sobre Aspectos Legais na Indústria da Erva Mate - Cascavel, PR, 2001.

Atividades parlamentares
CÂMARAS MUNICIPAIS, ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARA LEGISLATIVA DO DF: >AECPR: Comissão de Ordem Econômica e Social: Presidente. CONGRESSO NACIONAL: Comissão Mista Levantar as Causas e Efeitos da Violência: Suplente-; Comissão Representativa do Congresso Nacional: Titular. CÂMARA DOS DEPUTADOS: >COMISSÕES PERMANENTES: Educação, Cultura e Desporto: Titular; Fiscalização Financeira e Controle: Titular-; Minas e Energia: Suplente. >COMISSÕES ESPECIAIS: PEC nº 504/02, Iluminação Pública: Titular-;

Atividades sindicais
Membro, Academia Paranaense de Letras, cadeira nº 8; Membro, Associação de Parlamentares de Origem Italiana; Membro, Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná; Membro, Instituto de Engenharia do Paraná; Membro Concursado, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC; Criador, Associação dos Amigos da Festa da Ordem Terceira de São Francisco – AMIGO, em Curitiba, que desde 1978 promove o maior mutirão de caridade do Paraná; Presidente, 1982 a 1992, Casa dos Pobres e Albergue São João Batista, Curitiba; Membro, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Conselhos
Delegado Nacional, Organização Ibero-Americana de Cooperação Intermunicipal - OICI, 1994-1996; Conselheiro, Fund. Cultural de Curitiba, PR, 1997-2000.

Condecorações
Honra ao Mérito, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade do Paraná - CNEC, pelos relevantes serviços prestados à causa da educação comunitária, 1993; Comenda Lírios do Nhundiaquara, 1993; Mérito Al Sindaco di Curitiba, enquanto Prefeito de Curitiba, Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, 1993; Prêmio Cidade de Curitiba, Câmara Municipal de Curitiba, 1994; Medalha do Pacificador, Ministério do Exército, 1994; Mérito de reconhecimento à Excelência Ecológica e Ambiental, Movimento Ecologista Mexicano, Cidade do México, México, 1995; ? XX Prêmio Colunistas de Marketing e Publicidade Paraná/96, nas categorias Ouro, Prata e Bronze pelas campanhas publicitárias sobre a divulgação de produtos e serviços; Ordem do Infante Dom Henrique, grau Comendador, Presidência da República Portuguesa. Lisboa, Portugal, 1996; Homem de Marketing do Brasil, Editora Referência, 1996; Mérito da Associação França-Brasil, 1996; Medalha Caio Prado Júnior, da União Brasileira de Escritores, 1996; Ordem de Mayo, Governo da Argentina, Buenos Aires, 1996; Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, Volvo, Curitiba, PR, 1995; Ordem do Castelo de Himeji, Japão, 1996; Cidadão Honorário de Himeji, Japão, 1996; Ordem do Pinheiro do Paraná, Governo do Estado do Paraná, Curitiba, 1996; Comenda Isabel La Católica, Rei Juan Carlos I da Espanha, Madri, 1996; World Habitat Awards, ONU, Inglaterra, 1996; Prêmio Integração Latino-Americana, Assunção, Paraguai, 1996; Ordem de Rio Branco, Grande-Oficial, 1996; Medalha Coronel Sarmento, PM, PR, 1997; Menção Honrosa, Associação Paranaense de Administradores Escolares, 1997; Mérito da Cidade de Jerusalém, prefeito Ehud Olmert, 1997; Vulto Emérito de Curitiba, CM, PR, 1998; Ordem do Rio Branco, Grã Cruz, 1999; Medalha Tiradentes, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1999; Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1999; Cidadania Honorária de Vila Boa de Goiás, Câmara Municipal daquela Cidade “Patrimônio Cultural da Humanidade”, 1999; Ordem do Mérito da República Italiana, Grande Oficial, Governo da Itália, 1999; Ordem do Mérito Brasília, Grã Cruz, Governo do Distrito Federal, 1999; Cidadão Santacruzense, Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, 1999; Ordem do Mérito do Infante D. Henrique, Portugal, Grande Oficial, 2000; Grande Oficial da República Italiana, Presidente da Itália, 2001; Ordem do Mérito Naval, Ministério da Defesa, 2001; Ordem do Mérito da Bahia, Grande Oficial, Governo da Bahia, 2001; Ordem do Cruzeiro do Sul; Ordem de Honduras; Ordem de Caxias.

Obras publicadas
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Bastião da pá de lixo. Curitiba: Fiel, 1970. ____. Cada um cai do bonde como pode. Curitiba: Ed. do Autor, 1973. ____. Quantos países moram nas ruas de Curitiba: Curitiba: Ed. do Autor, 1990. ____. Caminhos para o Paraná do próximo milênio: 28 rotas de transporte. Curitiba: Ed. do Autor, 1990. 68 p. ____. Poema ao rio Iguaçu. Curitiba: Instituto Farol do Saber, 1997. 9 p. il. ____. Verdades e mentiras de meu tempo de ministro. [S.l.: s.n], 2000.

Outras informações relevantes
Criou e desenvolveu: Farol do Saber (bibliotecas junto às escolas municipais e abertas à comunidade); Rua da Cidadania (espaço que reúne todos os órgãos da administração municipal, em cada administração regional); Lições Curitibanas (livro escolar que que ensina a ler, escrever, contar, a conhecer e amar a cidade); Farmácia Curitibana (kit de medicamentos distribuído gratuitamente nos centros de saúde); Vilas de Ofício (moradias populares que unem residência e trabalho, estimulando a criação de microempresas).

Farol do Saber - Acesso à Internet Grátis

Farol do Saber - Acesso à Internet Grátis
06/11/2002

Inspiradas em dois marcos da antigüidade: a Biblioteca e o Farol de Alexandria. O Farol do Saber foi criado por Rafael Greca de Macedo em sua gestão como Prefeito de Curitiba (1993 - 1996), é atual Deputado Estadual eleito. Criou ele então como objetivo para o povo curitibano desfrutar da sabedoria que poucos tinham acesso.

Contendo em seu acervo, referencial de sete mil livros - técnico-didáticos e literatura - vídeos e cd-roms, estando equipado com computadores conectados à internet e ao geoprocessamento da Prefeitura, com acesso livre e gratuito à população. Basta fazer uma carteirinha e agendar uma hora na semana para pesquisa e verificar e-mails.. Documentos: R.G. e comprovante de residência.

A construção é modular, em estrutura metálica, tem 17 metros de altura e 98 m2 de área construída. Sua divisão interna é simples: o andar térreo - onde estão os livros - um mezanino e uma escada em caracol, que conduz ao topo da torre, onde fica uma guarita, coberta por abóbada metálica e em cima, um galo.

Clique em leia mais e veja relação das bibliotecas mais próxima de sua residência.:.

Biblioteca do Bosque Alemão - R. Francisco Schaffer, s/nº Jardim Schaffer - Bosque Alemão - 338-6835 - sem acesso gratuito à internet;

Biblioteca do CAIC Cândido Portinari - R. 33, s/nº - Conj. Diadema - Cidade Industrial - Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari 249-4716 com acesso gratuito à internet;

Biblioteca Victor Hugo - R. Pastor Waldomiro Bileski, 71 - Bairro Novo - Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme L. Braga Sobrinho - 289-3533 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Albert Einstein - R. Ayrton Pizatto Gusi, s/nº - Xaxim - Escola Municipal Castro - 378-8870 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Antônio Callado - R. Luiza Gulin, s/nº - Bacacheri - Escola Municipal Jaguariaíva - 356-7090 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Antônio Machado - R. João Machado de Camargo, 25 - Barreirinha - Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna - 354-6369 sem acesso gratuito a internet;

Farol do Saber Aparecido Quináglia - R. Joanna Emma Dalpozzo Zardo, s/nº - Santa Felicidade - Praça Jardim dos Pinheiros - 364-7380 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Aristides Vinholes - R. Primeiro de Maio, s/nº - Praça Nelson Monteiro - 346-9464 sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Castro Alves - R. Daniel Mikovski, 191 - Fazendinha - Escola Municipal Pe. José de Anchieta - 245-9204 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Cecília Meireles - R. Nilton Miramis Vizione, 45 - Bairro Novo - Escola Municipal Dona Lulu - 349-4113 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber César Pernetta - R. Capitão Leônidas Marques, 6480 - Uberaba - Escola Municipal CEI Issa Nacli - 369-3929 sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Clarice Lispector - R. Fioravante Slaviero, 750 - Novo Mundo - Escola Municipal CEI Prof. Nair de Macedo - 247-5690 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Dante Alighieri - R. Zem Bertapelle, 55 - Santa Felicidade - Escola Municipal dos Vinhedos - 372-2137 sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber das Cidades - R. João Gava, s/nº - São Lourenço - Praça da Pedreira Paulo Leminski - 354-3573 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Dona Pompília - R. Um, s/nº Tatuquara Escola Municipal Dona Pompília - 396-3185 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Emiliano Perneta - Av. Jornalista Aderbal G. Stresser, 651 - Cajuru - Escola Municipal Irati - 226-3112 sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Emílio de Menezes - R. Cândido Hartmann, s/nº - esquina com R. Pedro Pizzato - Bigorrilho - Farol da Praça - 336-9131 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Fernando Amaro de Miranda - R. Roberto Redzinski, 150 - Campo Comprido - Escola Municipal CEI Heitor Furtado - 285-1681 com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Fernando Pessoa - R. Irmã Flavia Borlet, 1189 - Hauer - Escola Municipal Guilherme Butler - 376-6244 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Frei Miguel Bottacin - R. Orlando Luiz Lamarca, s/nº - Cidade Industrial - Farol da Praça - 347-5715 sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Gibran Khalil Gibran - Av. João Gualberto, s/nº - Centro - Praça Gibran Khalil Gibran - 223-1300 sem acesso gratuito à internet

Farol do Saber Gilberto Freyre - R. Antônio Antoniacomi, 13 - Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso - 256-9838 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Gonçalves Dias - R. Alexandre Marcoski, 82 - São Braz - Escola Municipal CEI Julio Moreira - 372-5100 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Heitor Stockler de França - R. Rio Iriri, 504 - Bairro Alto - Escola Municipal Araucária - 367-7740 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Herbert José de Souza - R. Francisco Licnerski, s/nº - Cajuru Escola Municipal Marumbi - 364-5093 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber João Guimarães Rosa - R. Jornalista Alceu Chichorro, 180 - Bairro Alto Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300 - 367-4809 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Joaquim Nabuco - R. Arthur Martins Franco, 577 - Cidade Industrial - Escola Municipal Pró-Morar Barigui - 245-0691 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber José de Alencar - R. Oreste Codega, 489 - Pinheirinho - Escola Municipal São Mateus do sul - 346-7855 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Luis de Camões - R. Francisco Derosso, 7588 - Alto Boqueirão - Escola Municipal prof. Francisco Hübert - 378-3259 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Machado de Assis - R. Arthur Leining, 635 - Mercês - Praça Santa Felicidade -3355-9500 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Manuel Bandeira - R. Saturnino Arruda dos Santos, 80 - Pilarzinho - Escola Municipal Prof. Herley Mehl - 338-4611 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Mário Quintana - R. O Brasil Para Cristo, 588 - Boqueirão - Escola Municipal Wenceslau Braz - 286-1164 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Miguel de Cervantes - Praça da Espanha, s/nº - Centro - Praça da Espanha - 324-5405 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Pablo Neruda - R. Frederico Stadler Júnior, 234 - Escola Municipal CEI Eva da Silva - 366-3700 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Padre Antônio Vieira - R. Ludovico Kaminski, 3460 - Cidade Industrial - Escola Municipal Sidonio Muralha - 249-3046 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Roberto Barrozo - Aos Professores e Funcionários - R. João Ribeiro Lemos, 361 - Novo Mundo - Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli - 347-5622 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Rocha Pombo - R. Itacolmi, 700 - Portão - Escola Municipal Papa João XXIII - 248-6024 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Rubem Braga - R. Celeste Tortato Gabardo, 600 – Vila Rio Negro - Escola Municipal Rio Negro - 349-2038 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Samuel Chamecki - R. Luiz França, s/nº - Cajuru - Escola Municipal Elza Lerner - 266-0607 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber São Pedro e São Paulo - R. Luiz Nichele, s/nº - Umbará - Praça do Umbará - 348-3285 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Senador Accioly Filho - R. Izaac Ferreira da Cruz, 3560 - Sítio Cercado - Escola Municipal Prof. Augusta G. Ribas - 349-3698 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Sérgio Mercer - R. Padre Stanislau Piasecki, 1037 - Órleans - Escola Municipal Anita Merhy Gaertner - 285-3739 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Tasso da Silveira - R. Brasílio Pery Moreira, 17 - Pinheirinho - Escola Municipal Maringá - 349-4437 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Telêmaco Borba - R. João Batista Scucato, 80 - Atuba - Escola Municipal Anísio Teixeira - 256-0307 - sem acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Tom Jobim - R. Curupaitis, s/nº - Santa Quitéria - Praça Francisco Pedro de Azevedo Macedo - 329-1452 - com acesso gratuito à internet;

Farol do Saber Vinícius de Moraes - R. Emilio Romani, 361 - Cidade Industrial - Escola Municipal Prof. América da C. Sabóia - 347-9924 - com acesso gratuito à internet;

Rua 24 Horas - R. Visconde de Nacar, s/nº - Centro - Rua 24 Horas - 350-6366 - com acesso gratuito à internet;

Existem Faróis do Saber nas cidades de Boa Vista da Aparecida, Paranavaí e Ribeirão do Pinhal no interior do Paraná.

Bibliotecas Regionais As bibliotecas das Ruas de Cidadania complementam os Faróis do Saber. São elas:

Rua da Cidadania do Boqueirão (com internet)
R. Mal. Floriano Peixoto, s/n°

Rua da Cidadania da Fazendinha (sem internet)
R. Carlos Klents, s/n°
Terminal Fazendinha

Rua da Cidadania do Pinheirinho (com internet)
R. Winston Churchill, s/n°

Rua da Cidadania de Santa Felicidade (sem interntet)
R. Santa Bertila Boscardim, s/nº

Rua da Cidadania do Bairro Novo (sem internet)
Av. Tijucas do Sul, 1700

Cidades de São Luiz (Maranhão), Lauro de Freitas (Bahia) e em Palmas do Tocantins (Tocantins).

Usina do Conhecimento

O Governo do Estado do Paraná reproduziu o projeto Farol do Saber, com o nome Usina do Conhecimento.

Os municípios do Paraná contemplados com as Usinas, priorizam o atendimento a alunos das escolas públicas, jovens e a comunidade como um todo.

Curitiba - Usina de Conhecimento Central

Em funcionamento:

Usina de Conhecimento de Guarapuava;
Usina de Conhecimento de Ponta Grossa;
Usina de Conhecimento de Maringá;
Usina de Conhecimento de Toledo;
Usina de Conhecimento de Santa Helena;
Usina de Conhecimento de São José dos Pinhais;
Usina de Conhecimento de Arapongas.

Em construção:

Francisco Beltrão.
Pato Branco.
Campo Mourão.
Paranavaí.

Maiores informações: Prefeitura Municipal de Curitiba

Bibliotecas do Paraná

Bibliotecas do Paraná
07/10/2002

Este é um canal linkando bibliotecas públicas, universitárias e especializadas do estado do Paraná onde é encontrada pesquisas através de autores, títulos, assuntos e datas, relacionando serviços, endereços e respectivos horários de funcionamento em cada uma delas. Tudo para facilitar a sua pesquisa

Clique em leia mais e veja links para bibliotecas em todo o Estado.:.

Librarium

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR)

Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP)

Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Minerais do Paraná (MINEROPAR)

Secretaria de Estado da Educação (SEED)

Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL)

Procuradoria Geral do Estado (PGE)

Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Relação de Cinemas de Curitiba

Relação de Cinemas de Curitiba


COMPLETAR COM ESTAÇÃO E BARIGUI SHOPPING

ÁGUA VERDE 2 SALAS
Endereço: Avenida República Argentina, 1927, piso 2
Bairro: Água Verde
Telefone: 244-5272

CINEMATECA
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1174
Bairro: São Francisco
Telefone: 322-1525

CURITIBA 6 SALAS
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2300
Bairro: Centro
Telefone: 326-1432 e 326-1412
Homepage: Cines Curitiba

CRYSTAL 5 SALAS
Endereço: Rua Comendador Araújo, 731
Bairro: Batel
Telefone: 323-3683

LUZ
Endereço: Rua XV de Novembro, 822
Bairro: Centro
Telefone: 322-1525, ramal 2261

NOVO BATEL
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 517
Bairro: Batel
Telefone: 232-9240

PLAZA
Endereço: Praça Osório, 125
Bairro: Centro
Telefone: 222-0308

UNITED CINEMAS INTERNATIONAL 10 SALAS
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2775
Bairro: Centro
Telefone: 224-2020 e 324-9214

Consultoria estratégica

Consultoria estratégica
07/10/2002

Quando a empresa tem um problema, mas não sabe como solucioná-lo, costuma chamar uma consultoria estratégica para ajudar a identificar pontos na gestão, entre eles: gastos desnecessários com banalidades administrativas ou decidir sobre novas tecnologias para o seu empreendimento; auxiliar em compras e fusões administrativas empresariais...

Stakeholders

Assim são designados os vários "grupos de interesse" com os quais a empresa ou a organização estabelece suas relações. A maioria das organizações possui os seguintes stakeholders: (1) os clientes; (2) os funcionários; (3) os acionistas e os proprietários; (4) os fornecedores; e (5) a sociedade. São os públicos que têm algum interesse na empresa, ou seja, pessoas ou organizações que participam direta ou indiretamente do sucesso do negócio. É fundamental que a organização tenha idéias claras sobre o que os vários stakeholders esperam dela para definir e executar seu planejamento estratégico.

Fique sabendo quando sua empresa precisa de uma consutoria estratégica clicando em leia mais.:.

Quando sua empresa precisa de uma consultoria?

1) Contrate uma consultoria estratégica se sua empresa tiver precisando de uma das seguintes necessidades:

a) Reunir as melhores práticas e experiências externas no uso de alguma tecnologia. As melhores consultorias costumam ter extensas bases de dados que podem economizar tempo de pesquisa e evitar erros que você cometeria sem a informação sozinho;

b) Justificar algo que você já sabe, mas não tem força política interna empresarial ou não consegue formular um argumento financeiro para implementar seu projeto perante os diretores da empresa. Parece estranho, mas às vezes é preciso alguém de fora para argumentar com seus executivos a tomar decisões difíceis;

c) Implementar um sistema onde você sabe ser necessário e têm clara relevância estratégica para o seu negócio, gerando divisas, aumentando os lucros;

d) Analisar os custos e benefícios da adoção de determinada tecnologia para tomar uma decisão avaliando o impacto na estratégia da empresa.


2) Não despreze o conhecimento acumulado pelos executivos dentro da sua empresa.

Seus executivos estão convencidos de que as práticas de gestão já estão vencidas, as equipes perdem a capacidade de inovação e não resta nada a fazer a não ser pedir auxílio aos especialistas. Muitas vezes o conhecimento que se busca internamente está simplesmente mal disseminado ou desorganizado entre os vários departamentos de uma corporação.


3) O consultor não decide por você.

Não se iluda. O consultor reúne experiências de fora da corporação e pode trazer outras variáveis para a análise, mas a decisão final sempre está nas mãos do cliente, e não da consultoria. “O mercado confunde muito isso”. "A consultoria não decide nada". Ela apresenta as tendências de mercado de uma forma mais abrangente, apresentando prós e contras de cada alternativa, objetivando assim os melhores resultados.


4) Em algumas áreas, o consultor sabe mais que você; em outras, menos.

Sob determinados aspectos, as consultorias podem acumular mais conhecimento tecnológico do que o existente dentro da empresa. Isso porque elas são obrigadas a estudar todos os ciclos tecnológicos e tentar antecipá-los, a transitar em diferentes setores industriais, a reunir experiências de projetos bem e mal sucedidos no mercado. Com isso, conseguem apresentar perspectivas diferenciadas que muitas vezes o mais competente executivo de uma corporação não é capaz de deter. Mas o consultor só será um instrumento de aprimoramento tecnológico se a empresa souber usá-lo. Por isso, valorize seus executivos em todas as discussões com a consultoria. Trabalhar com a equipe é fundamental.


5) O fracasso é nocivo para ambos.

A relação de confiança tem de ser construída em bases concretas, que devem estar explícitas no contrato. A empresa geralmente levanta uma expectativa em relação à consultoria que, se não for realista, pode gerar frustrações. É preciso que ambas as partes definam com clareza quais os benefícios que ela pode trazer e quais ela nunca irá trazer. A tecnologia em si é muito importante, mas, quem irá mesmo executar o projeto são os vencedores desta etapa. Os modelos de gestão combinados com os recursos humanos é que concorrem para o sucesso de um projeto.


6) Defina regras claras.

As metas e métricas da implementação e o desenvolvimento do projeto têm de ser aceitas por ambas as partes. É importante que tanto os executivos da casa quanto os consultores assinem termos de responsabilidade pelo cumprimento de cada etapa. Senão, você corre o risco de repetir histórias. Quem já conviveu com várias consultorias de reputação alerta que um dos fatores de sucesso é estabelecer uma parceria a ponto de consultor e cliente se confundirem.


7) A liderança do projeto tem de estar sempre nas mãos do cliente.

O dono do projeto não pode entregá-lo para a consultoria e só reavê-la na hora de usar a tecnologia. “O consultor está preocupado simultaneamente com o andamento do projeto e sua relação entre cliente e consultor” .


8) Se for arriscar, divida os riscos.

Quando a tecnologia não está pronta na prateleira, a empresa pode recorrer ao consultor para desenvolvê-la por conta própria. Nesse caso, as consultorias estratégicas são as mais indicadas, porque também são parceiras de risco. Entre elas estão as que não só trabalham em cima de ondas e ciclos tecnológicos, mas têm condições de desenvolver tecnologias inovadoras. “Quando a tecnologia ainda não está madura, o cliente corre o risco da inovação não dar certo. Mas, se for bem-sucedido, terá o benefício do pioneirismo. Não são muitos os que se dispõem a arriscar.” Em tais situações, as consultorias partem para outro tipo de contrato de serviço, em que se cobra menos por hora trabalhada, mas se compartilham os resultados tendo a consultoria participação acionária no projeto.

9) Contratar um especialista!

10) Entre em contato: 55-41-84153195 / [TourInfo]

Consultoria diferenciada para o trade turístico

Consultoria diferenciada para o trade turístico
13/09/2002

Turismo Informativo Consulting & Project propicia ao seu empreendimento, vantagens competitivas oferecendo mecanismos para baixar custos, obtendo segurança na sua administração e melhores resultados financeiros.

A performance do seu bar, restaurante, pousada, hotel, hotel fazenda e motel, melhorará com nossa implementação de sistemas digitalizados de comunicação.

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1º Fase: Diagnóstico geral do empreendimento;
2º Fase: Sugestões de melhoria na redução de gastos desnecessários;
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5º Fase: Gestão empresarial - cursos - consultar agenda - (Assessor Cultural);
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1º Fase: Recebendo a idéia do cliente;
2º Fase: Briefing;
3º Fase: Conceituando o projeto;
4º Fase: Pesquisa / coleta das informações;
5º Fase: Criando o trabalho;
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+ Orientação estratégica em fusões empresariais em todo Brasil;
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Consultando e projetando o turismo sustentável.

Agências de turismo descobrem os links patrocinados

Agências de turismo descobrem os links patrocinados
01/03/2005

Pesquisa nos Estados Unidos revela que 75% dos internautas fazem buscas na internet antes de comprar algum produto turístico.

As agências de turismo estão investindo mais em publicidade online, especialmente em links patrocinados.

"O link patrocinado é a alternativa com melhor custo benefício para as agências de turismo", afirma Guilherme Ribenboim, gerente no Brasil da Overture, subsidiária do grupo Yahoo! voltada a buscas comerciais na internet. "Cada vez mais as agências de turismo fecham negócios pela Internet."

Do total das verbas publicitárias online, mais de um terço está sendo direcionado para a compra de links em sites de busca como o Google, um volume que vai dobrar em cinco anos, chegando a 5,5 bilhões de dólares.

Uma pesquisa da DoubleClick com 1,5 milhão de internautas americanos mostra que 75% deles utilizam ferramentas de busca antes de adquirir algum produto turístico. No caso brasileiro, levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) indica alta de 20% na venda de pacotes domésticos em 2004, e de 15% no turismo internacional. Com esse crescimento, a Abav acredita que as agências invistam ainda mais em publicidade online.
Indicamos: Portal Exame


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Média mensal de visitação: 186.000 visitantes únicos mês e uma média diária de 6.600 visitantes.

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Rodrigo Muzulão Nora
Turismólogo,
Editor e Coordenador do Portal TI

DICIONÁRIO DE TURISMO

DICIONÁRIO DE TURISMO
12/01/2005

Veja aqui as expressões mais usadas no turismo, assim em sua viagem você vai entender tudo, mesmo quando os profissionais da área estiverem conversando.

All inclusive - Tudo induído. Hotel que inclui na diária as bebidas, refeições ( café da manhã, almoço, jantar e refeições intermediárias) e entretenimento.

All suites - Hotel que só tem suítes (ou seja, quartos em que há sempre uma sala anexa).

Bell boy - Mensageiro de hotel.

Ballroom - Salão de baile, festas, eventos, congressos.

Block off - Bloqueio de determinado número de assentos, em vôos regulares, para uso exclusivo.

Bloqueio / Allotment - Número de assentos, em Cia Aérea ou apartamentos, em hotéis, reservados, para utilização por parte da operadora, desde que reportados dentro de um prazo determinado antecipadamente, de comum acordo entre estas empresas.

By night - É o passeio noturno, que geralmente indui ingresso a casas de shows ou visita a pontos turísticos.

Carry on - Bagagem de mão permitida a bordo de aviões, com peso máximo de cinco quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura e largura tem limite de 115 centímetros.

Charter / fretamento - Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto a duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.

Citytour / sightseeing - Passeio turístico por uma cidade, geralmente a bordo de ônibus/micro-ônibus, com guia local.

Code-sharing - É o vôo compartilhado, entre duas ou mais companhias aéreas. Pelo acordo, passageiros que adquiriram passagem aérea de uma determinada empresa, podem embarcar no vôo de outra. Uma Companhia cede assentos para a outra conveniada acomodar seus passageíros.

Collect call - Ligações telefônicas a cobrar no local de destino. Existe um serviço da Embratel chamado Brasil Direto, com atendimento em português.

Conciergerie - No hotel, a conciergerie, normalmente está localizada ao lado da recepção e presta serviços de informações sobre assuntos diversos (passeios, gastronomia, transporte, etc), que não se refiram a hospedagem.

Dataporta - Instalação oferecida nos apartamentos dos hotéis com entrada para laptop.

Day use - É a utilização parcial de uma diária hoteleira. É muito utilizado em hotéis próximos a aeroportos para passageiros em trânsito (aguardando conecções entre vôos).

Dead line / prazo final - Prazo para reconfirmação e/ou pagamento de serviços contratados.

Early check-in - Entrada de hóspede ao hotel em horário anterior ao regular, 12h (é o de praxe, mas existem exceções). É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.

FAP / pensão completa / full-board - Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar - normalmente sem bebidas)

Fitness-center / health club - Na hotelaria, é um complexo que pode agrupar vários serviços: sala de ginástica, sauna, massagem, piscina, salão de beleza.

Forfait - É o serviço que chamamos em nosso site de "viagem sob medida", um roteiro de viagern feito para atender a necessidade específica do passageiro. 0 sinónimo é "taylor made" ou feito sob medida.

Fretamento / charter - Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto a duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.

Full fare - Tarifa publicada, sem descontos. Na hotelaria, é a "balcão" (aquela afixada na recepção). Na Cia. Aérea, é a tarifa "cheia".

Honky-tonk - Salão de música country, ou western bar, comum no Texas e no Colorado.

Jet-lag - Desajuste do relógio biológico ocasionado pela troca de fuso horário.

Gym - Ginásio, ou workout room, que é a sala de malhação.

King-size bed - Cama de casal do tamanho de três camas de solteiro. 0 padrão americano é 2m por 2m.

Late check-out - Saída do hóspede do apartamento após o horário padrão, 12h (é o de praxe, mas existem excessões). É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.

Lift - Teleférico, meio de elevação. As chairlifts são cadeirinhas individuais que levam esquiadores ao topo das montanhas.

Lista de espera / wait list - Diz-se daquela solicitação de serviço (reserva de viagem, bilhete aéreo, etc) pendente de confirmação.

Lodging house, youth hostel - Albergue.

Lounge - No exterior, é o que chamamos de sala vip nos aeroportos brasileiros. Nos hotéis, pode ser sala de estar e bar.

MAP / Meia-pensão / half-board - Diária de hotel que inclui duas refeições (café da manhã e almoço ou jantar - normalmente sem bebidas).

No show - É o não comparecimento do passageiro, no dia e horário marcado, para utilização de um serviço adquirido (mais usado para embarque em Cias Aéreas e hospedagem).

Outlet - Porta de fábrica. Lojas que vendem a "preço de fábrica". Também são chamadas de factory outlet e outlet mall.

Overbooking - Comercialização de bilhetes aéreos ou apartamentos em número acima dos disponíveis para ocupação.

Pax - Abreviatura usada para designar "passageiros".

Pensão completa / FAP / full-board - Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar - normalmente sem bebidas).

Queen-size bed - Cama de casal pequena (de viúvo). 0 padrão americano é 2m por 1,20m.

Person to person - A ligação telefônica só é efetuada se atender a pessoa solicitada.

Pitch - 0 espaço entre as poltronas de um avião.

Preservative - Conservante de geléias e enlatados.

Receptivo - É a agência credenciada pela empresa operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação.

Rooming list - Relação de nomes de passageiros, divididos de acordo com os hotéis e acomodações a serem utilizados.

Ski-in / out - Diz-se de hotel de montanha onde o hóspede pode sair/chegar esquiando. Trilha de esqui que liga o hotel diretamente às pistas regulares.

Stand by - Situação do passageiro que aguarda resposta sobre algum serviço solicitado (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc.).

Traslado / transfer - É o transporte terrestre de um passageiro. Pode ser "in / out", quando tratar-se do traslado de chegada / saída de um passageiro, em determinada cidade ( transporte do Aeroporto até o hotel e vice-versa).

Up-grade - Serviço oferecido como "cortesia" , por hotéis, navios, Cias. Aéreas, onde o passageiro usufrui de um serviço superior ao que foi adquirido.

Valet - Mordomo que atende andares executivos (hotelaria). Funcionário que atende os quartos.

Valet parking - Estacionamento com manobrista.

Vôo regular - Vôos operados regularmente pelas Cias Aéreas, para vôos comerciais, nos quais dispomos de acordos comerciais.

Voucher - É o documento entregue ao passageiro com todas as específicações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços discriminados.

Dicas para suas férias sem aborrecimentos

Dicas para suas férias sem aborrecimentos
03/01/2005
Viagem
1. Contrate um agente profissional. À primeira vista, pode parecer que fica mais barato fazer tudo por conta própria, mas só o agente pode livrá-lo de “roubadas”. Exemplo? Chegar a uma cidade para estadia curta e descobrir que é feriado.

2. Melhor não quitar o pacote turístico à vista. Pague metade na ida e o restante no embarque ou na volta. É um recurso que oferece mais segurança.

3. Se você tem pressa, viaje de madrugada. Vôos marcados para decolar ou aterrissar antes das 10 horas costumam ser mais pontuais.

Compras
4. Cuidado com a chamada “garantia estendida”. Na verdade, trata-se de um seguro que cobrirá o produto quando acabar a garantia do fabricante. Muitas lojas incluem o seguro no preço sem discriminá-lo.

5. Atenção ao tempo de uso dos produtos. Por exemplo, a vida útil de um colchão é em torno de 8 anos. Calcule, portanto, o valor do investimento ao longo do tempo.

Crédito
6. Você sabia que os cartões de crédito não são fiscalizados pelo Banco Central? Por isso, alguns cobram juros que chegam até 15% ao mês — mais de 437% ao ano. Como a cobrança não é ilegal, ao consumidor só resta evitá-la.

7. Se uma oferta é boa demais para ser verdade, provavelmente ela não é. Não acredite em milagres — preços muito baixos ou excesso de facilidade no pagamento podem esconder golpes.

Indicamos: Associação de Defesa do Consumidor Coordenadora da ProTest e Revista dinheiro


ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL:

A = ALFA
B = BRAVO
C = CHARLIE
D = DELTA
E = ECO
F = FOX
G = GOLF
H = HOTEL
I = ÍNDIA
J = JULIETE
K = KILOMETRO (KILO)
L = LIMA
M = MIKE
N = NOVEMBER
O = OSCAR
P = PAPA
Q = QUEBEC
R = ROMEO
S = SIERRA
T = TANGO
U = UNIFORME
V = VICTOR
X = X-RAY /XADREZ (no Brasil)
Y = YANKEE
W = WISKY
Z = ZULU


Rodrigo Muzulão Nora
Editor do Portal TI - Assessor Cultural - Turismólogo

Informações ao turista

Informações ao turista
17/10/2004
Consulte se o hotel é cadastrado na EMBRATUR e se existem reclamações junto ao PROCON.

Faça sua reserva e exija confirmação por escrito, contendo tipo de acomodação, preço das diárias, período e o que está incluído no valor contratado. Se houver alguma oferta publicitária, guarde-a para conferir depois com com o que lhe foi apresentado...


Se você desejar cancelar a reserva, faça com antecedência e observe os prazos e as condições previamente estabelecidas entre você e o hotel, pois isso poderá gerar algumas despezas, como pagamento da primeira diária, multa ou outras penalidades sobre as quais um deverá estar informado.

O hotel é responsável pelo extravio ou dano em sua bagagem. Coloque sempre os objetos de valor no cofre do hotel e exija um documento desse procedimento.

Existe, ainda, a responsabilidade do hotel por qualquer dano mateiral sofrido pelo consumidor em acidentes ocorridos em suas dependências, por falta de manutenção adequada ou descuido das dependências, por descuido da administração. Caso isso ocorra, o hotel é responsável pelos gastos com médicos, hospitais ou funeral, em caso de morte, além da responsabilização por danos morais, judicialmente.

Dicas de Turismo

Dicas de Turismo
06/07/2004
As atividades de lazer ou de descanso em férias ou fins de semana devem ser planejados com antecedência. Uma viagem nacional ou internacional, a aquisição de pacotes turísticos, a escolha do meio de transporte, reservas de passagens, hospedagem e passeios, aluguel de imóvel no campo ou na praia, ou ainda a locação de um carro, requer cuidados.


Pacotes Turísticos

Verifique as opções que são oferecidas pelas agências ou operadoras: Pacotes individuais: há maior liberdade de programação; a hospedagem e as empresas de transporte (rodoviário, aéreo, marítimo ou fluvial) são previamente contratadas; normalmente, as datas de partida e chegada e a duração são rígidas; Excursão: os roteiros e horários são fixos; procure informar-se sobre o número de pessoas que compõem o grupo, pois, quanto maior ele for, menos privilegiado será o atendimento individual.

Após a escolha, realize pesquisas prévias de preço estabelecendo padrões comparativos (duração, localidade, tipo de transporte, alimentação, passeios, hospedagem etc.) que possam permitir a opção mais adequada, levando sempre em conta sua disponibilidade financeira em relação à qualidade e conforto pretendidos.

A seguir, observe as recomendações abaixo:

Escolha uma agência ou operadora registrada na Embratur e, em São Paulo, consulte o Cadastro de Empresas Reclamadas da Fundação Procon - fone: 3824 0446; confirme os preços oferecidos no mercado.

Verifique as despesas inclusas no pacote e, principalmente, as não inclusas; guarde todo o material publicitário, pois ele é parte integrante do contrato e suas informações têm que ser cumpridas; não assine nenhum documento que não esteja totalmente preenchido;

Cheque detalhadamente todas as informações constantes do contrato, tais como: data e local do início (partida) e da chegada (retorno), condições de pagamento, formas de transporte, tipo e categoria do hotel ou das acomodações (simples, duplo etc.), taxas extras, traslados, roteiros, número de refeições, utilização de guias etc; se a agência cancelar a viagem, ela está obrigada a restituir o valor pago, devidamente atualizado, a oferecer outra opção de viagem, bem como indenizar por eventuais perdas e danos; quando o cancelamento partir de você, comunique a empresa protocolando seu pedido por escrito, o mais rápido possível.

Fique ciente de que o agente de turismo poderá reter percentuais relativos a despesas administrativas. informe-se sobre as gorjetas e limites de compra em "free-shop" (viagem internacional) ou zonas francas.

Faça seu programa verificando as previsões meteorológicas e a incidência de fenômenos naturais que ocorrem em determinados locais e épocas do ano (migração de animais marítimos, aves, furacões, temperaturas extremas, chuvas, secas, queimadas etc.)

Condições de Pagamento

Compare o preço à vista e o total a prazo. Observe, em caso de financiamento, a taxa de juros empregada, o número e a periodicidade das prestações. Atenção! Os valores devem estar expressos em moeda corrente nacional. Faça constar do contrato se o pagamento será efetuado em cheque ou cartão de crédito. Verifique as multas previstas, em caso de atraso no pagamento.

Documentação

Caso pretenda viajar ao exterior, informe-se se o país a ser visitado exige passaporte. Procure providenciá-lo com antecedência. Lembre-se de que obter o visto para alguns locais pode ser bastante demorado. Providencie a autorização para a viagem de crianças desacompanhadas dos pais/responsáveis ou acompanhadas de apenas um deles. Alguns países exigem outros documentos, bem como atestados de vacinas contra algumas moléstias. Informe-se sobre sua necessidade (ou obrigatoriedade) junto à embaixada ou ao consulado do local a ser visitado.

Seguro de Viagem

Se no valor do pacote turístico não estiver incluso algum tipo de seguro de viagem, você poderá contratá-lo por meio de corretoras ou mesmo por meio das próprias agências. Há muitas opções disponíveis no mercado. A apólice pode abranger não somente doenças, medicamentos e morte, como também extravio de bagagens. Caso possua uma apólice de seguro de vida, cheque com a seguradora se há cobertura para eventuais imprevistos durante a viagem. Lembre-se de que as empresas de cartão de crédito oferecem esse tipo de vantagem aos portadores de cartão internacional.

Meios de Transporte

Informe-se sobre os meios de transporte que serão utilizados (avião, trem, ônibus, barco, navio, peruas, aluguel de carro etc.). Os meios de transporte podem ser fretados ou de linhas regulares. O ônibus é o mais popular meio de transporte em viagens entre um estado e outro.

Traveler's-Check

Ao comprar "traveler's-check', pesquise a cotação, observe o preenchimento e confira os valores de emissão. Na compra ou troca de moeda estrangeira (câmbio), informe-se sobre valores que podem ou que devem ser levados. Só compre de operadoras oficiais de câmbio evitando, inclusive, portar moeda falsa.

Bagagem

Outro item importante refere-se à quantidade de bagagem que pode ser embarcada gratuitamente. Informe-se antecipadamente sobre o peso e/ou volume permitidos, assim como o custo a ser pago no caso de eventual excesso.

Atenção: Nas altas temporadas, muitas vezes não é permitido o excesso de bagagem, nem mesmo pago. Com as passagens em seu poder, compareça ao local de embarque com a antecedência recomendada. Verifique, em cada modalidade de transporte, as peculiaridades e condições que devem ser observadas.

Cancelamentos ou desistências

Fique atento aos casos de cancelamento ou desistência, uma vez que as tarifas promocionais e transporte fretado (ônibus, vôo charter, cruzeiro marítimo, etc.) apresentam inúmeras restrições quanto à possibilidade de devolução de valores, remarcação ou endosso (transferência para outra empresa). Para algumas situações, há a previsão de multa quando da ocorrência de mudanças no ajustado inicialmente.

Transporte Aéreo

No caso de transporte por avião, as principais companhias aéreas brasileiras cobrem a maior parte dos vôos domésticos.

Ao adquirir seu bilhete, observe atentamente se a data, o horário, a validade, bem como o número do vôo estão corretos; Saiba que a passagem aérea é um contrato que estipula as obrigações e deveres da companhia aérea e do passageiro.

Confirme a sua presença no vôo pelo menos setenta e duas horas antes da data marcada; É sempre bom anotar o nome da pessoa que o atendeu e o código da reserva; Em caso de atraso por mais de quatro horas do embarque, a empresa aérea deverá transferi-lo para outro vôo com o mesmo destino e serviço equivalente, encaminhá-lo a um hotel, com todas as despesas pagas, ou restituir o valor da passagem; Se o atraso lhe trouxer prejuízos financeiros, você tem o direito de ser indenizado, tanto por danos materiais quanto morais, quanto pertinente; Se a companhia aérea vender passagens acima do número de lugares disponíveis no avião (overbooking), impossibilitando o seu embarque, deverá indenizá-lo por danos materiais e morais; Uma vez feito o check in, a empresa aérea torna-se responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou danos.

Antes do embarque, faça a declaração de bens na Polícia Federal e guarde o comprovante; só assim poderá provar o que possuía dentro da bagagem, facilitando o ressarcimento pelo valor real de seus bens; Identifique todas as suas malas, sacolas ou bolsas de mão com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone.

Transporte Rodoviário/Ferroviário

Adquira sua passagem, nacional ou internacional, com antecedência, para garantir data, horário e assento de sua preferência; Informe-se sobre a duração da viagem, número de paradas, local do desembarque e se há algum serviço incluído (lanche, refrigerantes, etc.); Verifique o limite de bagagem que pode ser transportado gratuitamente e a cobertura de seguro disponibilizada; Informe-se com antecedência na empresa qual o prazo de que você dispõe para cancelar sua viagem e reaver o valor pago; As empresas rodoviárias também vendem, muitas vezes, mais passagens do que o número de poltronas existentes. Se isso comprometer o seu embarque, você poderá exigir o reembolso do valor do bilhete, além dos danos morais, se for cabível.

Transporte Marítimo

Solicite previamente a planta da embarcação para a escolha do camarote levando em conta a localização, vista, espaço, padrão de acomodação e a facilidade de acesso a escadas e elevadores; Verifique se as escalas previstas serão realizadas efetivamente em portos com infra-estrutura ou se ocorrerão em transbordo (transferência) no mar para embarcação de menor calado (porte); Informe-se sobre o número de refeições e eventuais opções de cardápio, bem como sobre a programação do navio e as atrações disponibilizadas (cassino, show, teatro, cinema etc.), recreação (piscina, sala de jogos, pistas de corrida etc.) e serviços (cabeleireiro, lavanderia, bar etc); procure informar-se sobre os trajes mais adequados à programação do navio e lembre-se que áreas fechadas da embarcação são climatizadas por ar condicionado; considere, no seu orçamento eventuais despesas não incluídas no pacote, tais como passeios nos locais de escalas, visitas a pontos turísticos, bebidas, refeições etc.; fique atento às orientações de encaminhamento da bagagem.

Aluguel de Carro

verifique antecipadamente as exigências para locação, utilização, devolução, prorrogação de uso do veículo e rescisão do contrato (as empresas costumam exigir cartão de crédito, inclusive como garantia); não assine notas ou faturas em branco; ao alugar um veículo para ser usado em outro país, procure verificar se as diárias poderão ser pagas antecipadamente, aqui no Brasil; os extras, como seguros opcionais ou obrigatórios, impostos e combustível, normalmente são quitados no local da devolução; ao fazer sua reserva, informe a agência sobre o modelo de carro que você deseja: tipo, ano de fabricação, equipamentos opcionais etc.; é essencial avisar a locadora o período em que pretende utilizar o carro, a companhia aérea, o número e horário do vôo de chegada, a data da retirada, bem como a data e o local previstos para a devolução do veículo; não se esqueça de providenciar a carteira de motorista internacional. Alguns países exigem este documento. Informe-se sobre a legislação de trânsito do local a ser visitado; ao retirar o carro, examine-o cuidadosamente para verificar se o mesmo se encontra em perfeitas condições; tenha sempre à mão o telefone da polícia e do serviço de atendimento ao consumidor da empresa; avise imediatamente a locadora caso o carro for roubado, danificado ou esteja apresentando problemas de ordem mecânica, para que a troca possa ser efetuada.

Hospedagem

Dentro das opções do local escolhido para a viagem, verifique quais são os tipos de hospedagem oferecidos (hotéis, pousada, fazendas, vilas, chalés, resorts, camping, trailers etc.); cheque, com antecedência, os serviços de infra-estrutura do empreendimento (refeições, lazer, recreação, atrações, sistema de ar condicionado, telefone, cofres, lavanderia etc.), bem como a forma de acesso ao local (estradas ou ruas asfaltadas, balsas ou barcos, iluminação, sinalização etc.); ao efetuar sua reserva, procure solicitar documento de confirmação por escrito, contendo as formas de pagamento, tipos de acomodação, prazos e multas em caso de cancelamento; ao decidir pelo cancelamento da reserva, comunique o fornecedor por escrito e com antecedência e exija que lhe seja enviado um documento confirmando o recebimento do cancelamento; procure estar de posse dos "vouchers" (vale ou comprovante que o passageiro apresenta em hotéis, locadoras, companhias aéreas etc) com antecedência; ao chegar ao local de hospedagem, coloque objetos de valor (jóias, dinheiro, documento etc.) no cofre e guarde o comprovante do depósito; saiba que o fornecedor é responsável pelo desaparecimento ou danos em bagagens e objetos dos hóspedes que estejam sob sua guarda; informe-se sobre o período que compreende a diária e da eventual possibilidade de prorrogação da estadia.

Passeios

verifique se os traslados, passeios ou visitas a pontos turísticos estão inclusos no pacote. Informe-se sobre o valor dos ingressos, traslados, lembranças etc; saiba que alguns eventos exigem a aquisição de ingressos com muita antecedência (peças de teatro, óperas, finais de jogos ou competições, exposições etc.). Além disso é importante conhecer a planta do local para escolha do lugar na platéia visando perfeito acompanhamento visual e acústico do espetáculo; no caso de museus informe-se se o acervo estará disponibilizado na data agendada da visita evitando desapontamento; visitas a parques abertos de diversão só combinam com condições climáticas favoráveis, portanto, deve-se verificar antes da compra de pacotes ou passagens, a melhor época do ano para o efetivo aproveitamento; procure informações em guias turísticos (livros/almanaques/folders etc) ou centrais de atendimento ao turista.

Aluguel para Temporada

A locação de casas ou apartamentos para temporada (período de férias) não pode ultrapassar noventa dias; nas locações para temporada, o proprietário pode requerer todos os aluguéis de uma só vez e antecipadamente; faça sempre um contrato por escrito indicando as condições em que se encontra o imóvel e a descrição dos móveis e objetos que fazem parte da residência; peça informações detalhadas sobre a localização, capacidade, acomodações, disponibilidade de garagem, forma de acesso e segurança do imóvel. Informe-se sobre o local de retirada e entrega das chaves solicitando que seja feita vistoria conjunta tanto na entrada como na saída.

Se o imóvel for em condomínio verifique a infra-estrutura disponibilizada (play-ground, piscina, salão de jogos, pistas de corrida etc.) e as regras básicas da convenção e regulamento interno do condomínio. Faça valer seus direitos exigindo que toda a contratação seja documentada e que os valores desembolsados sejam lançados em recibos ou notas fiscais. Em caso de dúvidas, procure um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

O Nudismo e o Naturalismo no Brasil

O Nudismo e o Naturalismo no Brasil
28/07/2003
Encontra-se no Espírito Santo a sede da Federação Brasileira de Naturismo. Segundo a associação, já são mais de 250 mil adeptos do naturismo no país mas calcula-se que mais de 1 milhão de brasileiros tirem a roupa à beira-mar, só no Brasil. Nas praias oficiais, todos têm que respeitar regras: homens desacompanhados, por exemplo, têm áreas reservadas ou simplesmente não podem entrar. Existem, entretanto, outras 30 praias não-oficiais, onde todo mundo toma sol junto, sem calção e sem biquíni, num clima mais liberal. Ver a gatinha entrando no mar, sem ser expulso nem se sentir um pervertido por causa disso. Agora você está curtindo esta matéria e se convenceu a dar um pulinho numa praia de nudismo para experimentar. Nas praias de naturismo do país, o atentado ao pudor é andar com qualquer peça de roupa.

Com a instituição da Praia do Pinho, em Santa Catarina, como a primeira área naturista oficial do Brasil em 1983, a difusão do naturismo foi inevitável. Em 1988 nascia a FBrN, que organiza, desenvolve e controla as atividades naturistas no País. Em 1996 foram aprovadas as Normas Éticas do Naturismo Brasileiro, que devem ser respeitadas e difundidas pelos usuários das praias e clubes naturistas do país. Hoje o Brasil tem 110 mil seguidores dessa filosofia.

Os temas fundamentais para você e sua família conquistarem uma vida melhor, numa série multimídia exclusiva.

Mas, na hora de deixar seu grande amigo exposto ao sol, tome cuidado! Ele pode ficar mais queimado que palito de fósforo. Para evitar o ardor desagradável, a receita é simples: filtro solar nele (de, no mínimo, fator 15). Protetores na forma de gel devem ser evitados eles contêm álcool e irritam a pele do pênis. Prefira também os filtros hipoalergênicos e sem perfume.

Andar pelado na praia é ser naturista? Segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), não. Para essa entidade, o naturismo é um modo de vida no qual se estabelece uma harmonia com a natureza. Uma das principais atividades de um naturista é o nudismo em grupo. De acordo com a FBrN, essa atitude encoraja o auto-respeito, o respeito pelos outros e pelo meio-ambiente. Portanto, todo naturista é nudista, mas nem todo nudista é naturista.

Publicações
O movimento naturista nasceu no Brasil em 1949. Quem o trouxe foi a atriz Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz Del Fuego. Ela publicou dois diários, Trágico Black-out e A Verdade Nu. "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não precisa ser necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que precisem ser escondidas", escreveu a atriz em seu primeiro livro.
Em A Verdade Nu, Luz lançou as bases de sua filosofia de vida: o naturismo. Com o dinheiro de seus espetáculos, ela comprou a Ilha do Fogo, no Rio de Janeiro. Lá criou o Clube Naturalista Brasileiro, primeiro reduto naturista da América Latina, o qual controlava com pulso firme. As roupas deviam ser deixadas na entrada. Era proibido levar bebidas alcoólicas, falar palavrões ou praticar sexo na colônia. A diferença entre naturalismo e libertinagem era muito clara. Luz Del Fuego foi um fenômeno na década de 50, provocando muita polêmica entre a sociedade. Em julho de 1967, foi brutalmente assassinada por rapazes que tinha denunciado à polícia.

Normas Éticas do Naturismo
As Normas Éticas do Naturismo Brasileiro (NENB) fornecidas pelo site Naturis e aprovadas na Assembléia Geral Extraordinária de número três. O documento foi criado no dia 07 de dezembro de 1996, no Sítio Ibatiporã, em Porto Feliz, São Paulo, e contou com a apreciação da presidente da FBrN, Maria Luiza de Almeida.

A FBrN – Federação Brasileira de Naturismo, como meio de garantir um padrão ético de comportamento entre sua áreas filiadas, edita as seguintes Normas Éticas:

1 – FALTA GRAVE - As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidades examinado pelos Conselhos Deliberativos dos Clubes, em primeira instância, e pelo Conselho Maior da FBrN, em segunda e última instância, são motivos para expulsão de seus agentes dos quadros sociais e das áreas naturistas regidas pelas entidades filiadas á FBrN. 1.1 – Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas; 1.2 Praticar violência física como meio de agressão a outrem; 1.3 Utilizar meios fraudulentos para obter vantagens para si ou para terceiros; 1.4 Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais; 1.5 Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

2 – COMPORTAMENTO INADEQUADO. As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade e reincidência examinadas pelos Conselhos na forma referida no Item 1, constituem motivos para advertências, suspensão e expulsão do seus agentes dos quadros sociais e das áreas regidas pelas entidades filiadas à FBrN. 2.1 – Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual; 2.2 – Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos; 2.3 – Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e/ou desrespeito aos honorários de silêncio regulamentados; 2.4 – Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas; 2.5 – Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória permanente e, relação a outros naturistas ou visitantes; 2.6 – Deixar lixo em locais inadequados; 2.7 – Provocar dano à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo; 2.8 – Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas; 2.9 – Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica; 2.10 – Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o top less, durante o período menstrual.

As presentes NENB – Normas Éticas do Naturismo Brasileiro – devem ser fixadas em locais públicos e visíveis, além de distribuídas e divulgadas entre naturistas e visitantes das áreas de prática naturista filiadas à FBrN.

RELAÇÃO DAS PRAIAS OFICIAIS
TAMBABA PB A 30 km da capital da Paraíba, João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia do Nordeste liberada para o nudismo. Protegida por árvores de grande porte e falésias, tem mar calmo e formações rochosas com piscinas naturais. Os nativos já freqüentam as areias de Tambaba sem roupa há muito tempo, mas o naturismo só foi oficializado em 1989. A praia é dividida em três áreas, sendo que apenas uma delas é exclusiva para famílias e casais. Nas outras, homens desacompanhados são bem-vindos. E, na terceira, dá até pra ficar com roupa de banho. • Acesso: Pela Rodovia PB-08. De João Pessoa são aproximadamente 30 km de estrada asfaltada.• Infra-estrutura: Há pequenas pousadas rústicas. Numa delas, dentro da área naturista, os hóspedes pelados circulam numa boa. • Informações: PBtur: tel. (83) 226-7078, ou no site www.tambaba.com.br

MASSARANDUPIÓ - BA Na Linha Verde, a 93 km de Salvador, Massarandupió é a mais nova área liberada para os peladões. Foi criada pela prefeitura para absorver os hóspedes naturistas do Resort Costa do Sauípe, na praia vizinha. O cenário, selvagem, é de mar limpo, ondas fortes e dunas amareladas. A área reservada aos nudistas está a 20 minutos de caminhada da entrada da praia e tem as mesmas regras de Tambaba. Homem não entra sozinho, roupa de banho, nem pensar, e olhar para a mulherada... só se for de rabo de olho. Na baixa temporada, entretanto, basta tirar o calção e curtir: a praia fica completamente deserta. • Acesso: Pelo km 75 da Linha Verde, sentido SalvadorAracaju, mais 7 km de estrada de terra. • Infra-estrutura: A praia é quase deserta, mas há um quiosque e um local para camping na área de nudismo. • Informações: Abanat (Associação Baiana de Naturismo): tel. (71) 231-3472/230-3288, ou no site www.naturismo.hpg.com.br

BARRA SECA ES É a única praia de naturismo do Espírito Santo. Fica no município de Linhares (litoral norte do estado), a 142 km de Vitória. Por estar dentro de uma ilha, a praia garante aos nudistas muita privacidade. É preciso estacionar o carro na outra margem do Rio Ipiranga e atravessar em barcos ou canoas da associação de naturistas local. Tem 2 km de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados. • Acesso: Pela BR-101 até Pontal do Ipiranga, onde se estaciona o carro com relativa segurança antes de atravessar o rio para Barra Seca. • Infra-estrutura: Pequena (só funciona no verão). Na Praia de Urussuquara, a 1 km de Barra Seca, há pousada e área para camping. • Informações: NATMG (Associação dos Naturistas de Minas Gerais): tel. (27) 3227-5470 , ou no site www.natmg.org.br

OLHO DE BOI RJ Quem for só na tentativa de espiar uma sósia de Brigitte Bardot nua pode se dar mal: a praia é mais freqüentada por gays do que por mulheres bonitas. Como toda a costa de Búzios, a Olho de Boi é pequena, discreta e charmosa. A faixa de 100 metros de areia fica protegida entre costões rochosos e tem mar limpo e calmo, com muitas pedras no fundo. No extremo esquerdo, conhecido como "paredão", a água, ao bater na parede, cai em forma de cascata. Um luxo. Agora, se você for sedentário, um conselho: não vá. O acesso é difícil, não pela extensão (a trilha tem menos de 1 km), mas pela pirambeira considerável. • Acesso: A trilha para a Olho de Boi começa na ponta direita da Praia Brava. • Infra-estrutura: Nenhuma. A praia é 100% selvagem. • Informações: Situr: tel. (24) 623-2099.

Praias de Naturismo Tolerada.
São praias onde a prática do naturismo é tolerada, porém não possuem legislação específica para a proteção dos naturistas, nem associação organizada de naturismo.

Praias de Naturismo Eventual.
São praias geralmente desertas que, em função de sua topografia e isolamento, proporcionam privacidade para a prática do naturismo.

Praias de Naturismo Oficial.
São praias onde a prática do naturismo é oficializada pelo governo/prefeitura, possuem legislação específica para a proteção dos naturistas, e associação organizada de naturismo.

Relação das Praias de Nudismo no Brasil
Nome - Município UF Situação
Ajiruteua - Marapinim PA Eventual
Princesa - Ilha do Algodoal PA Eventual
Romana - Ilha da Romana PA Eventual
Santa Cruz - Ilha Tracuateua PA Eventual
Ajiruteua - Bragança PA Eventual
Canoa Quebrada - Aracatí CE Tolerada
Jericoacoara - *** CE Eventual
Cumbuco - Fortaleza CE Eventual
Batoque - *** CE Eventual
Fontes - Beberibe CE Eventual
Malembar - Georgino Avelino RN Tolerada
Tambaba - Conde PB Oficial
Ilha dos Amores - Recife PE Eventual
Gravatá - Várzea Una-Barreiro PE Eventual
Cocaia - Cabo de S. Agostin PE Eventual
Muro Alto - Porto de Galinhas PE Eventual
Praia do Porto - Barreiros PE Eventual
Abaís - Aracaju SE Eventual
DNER - Maceió AL Tolerada
Ilha da Coroa - S.J.Coroa Grande AL Eventual
Artistas - Salvador Itapoã BA Tolerada
Pedra Grande - Porto Seguro BA Eventual
Trancoso - Porto Seguro BA Tolerada
Pitinga - Porto Seguro BA Eventual
Barra Velha - Nova Viçosa BA Eventual
Ilha Coroa Vermelha - Nova Viçosa BA Eventual
Forte - Salvador BA Tolerada
Massarandupió - Entre Rios BA Oficial
Belmonte - Belmonte BA Oficial
Quinta Praia - Morro de São Paulo BA Oficial
Barra Seca - Linhares ES Oficial
Olho de Boi - Buzios RJ Oficial
Brava - Cabo Frio RJ Tolerada
Virgem - Rio das Ostras RJ Tolerada
Maçambaba - Saquarema RJ Eventual
Focas - Búzios RJ Eventual
Parati Mirim - Parati RJ Eventual
Figueira da Trindade - Parati RJ Tolerada
Ilha do Pelado - Parati RJ Eventual
Ilha do Ventura - Parati RJ Eventual
Abricó - Rio de Janeiro RJ Eventual
Reserva - Rio de Janeiro RJ Eventual
Adão e Eva - Niterói RJ Tolerada
Lagoa Grande - Km 92 Rio-Santos RJ Tolerada
Farolito - Campos RJ Eventual
Jaconé - Maricá RJ Eventual
Praia Seca Araruama - RJ Eventual
Brava - Caraguatatuba SP Eventual
Galheta - Florianópolis SC Oficial
Pinho - Camboriú SC Oficial
Pedras Altas - Palhoça SC Oficial
Dunas - Cidreira RS Eventual
Americano - F. de Noronha PE Eventual
Indicamos: Guia Quatro Rodas;
Revista Vip - dez/2002

Símbolos do Paraná

Símbolos do Paraná
21/06/2003
PINHEIRO

Conhecido por sua magnitude e porte elegante, o pinheiro cujo nome científico é araucaria angustifolia, é a árvore símbolo do Paraná, medindo de 20 à 40 metros de altura e 1 à 2 metros de diâmetro em tronco cilíndrico, raramente bifurcado. A partir de março começa o amadurecimento das pinhas, cujos pinhões são apreciados pelo homem, servindo também de alimento para inúmeros animais como gralhas, esquilos, ouriços, pacas, etc....


Da mata de araucária que caracteriza a paisagem do sul do Paraná que primitivamente ocupava uma área de 73.780 km² dentro do Estado, atualmente restam apenas uma área de aproximadamente 1,3% estando a espécie ameaçada de extinção, devido a exploração indiscriminada de que vem sofrendo. Felizmente o paranaense desperta para a importância da preservação de sua árvore símbolo, através de campanhas, de reflorestamento e da reconstituição da flora nativa.

Curiosidades: A semente da araucária, o pinhão, é muito nutritiva. Pesquisas históricas e arqueológicas sobre as populações indígenas que viveram no planalto sul-brasileiro, de 6000 anos até os nossos dias, registram a importância do pinhão no cotidiano desses grupos. Restos de cascas de pinhões aparecem em meio aos carvões das fogueiras acesas pelos antigos habitantes das matas com araucária. Um depósito de restos de pinhões em meio a uma espessa camada de argila evidencia não apenas a existência do pinhão na dieta diária dos grupos, mas também uma engenhosa solução para conservá-lo durante longos períodos, evitando o risco de deterioração pelas ações do clima ou do ataque de animais.

Receitas de pratos doces e salgados com pinhão

BOMBOM DE PINHÃO
500 gramas de chocolate meio amargo, 500 gramas de chocolate ao leite, 1 kg de pinhão cozido e moído, leite condensado o suficiente e licor de chocolate a gosto. Vamos lá? Derreta o chocolate em banho-maria. Despeje-o em forminhas, espalhe até às bordas para que forme uma camada. Leve à geladeira por mais ou menos 3 a 5 minutos. Retire o recheio com a mistura de pinhão, leite condensado e o licor. Coloque mais chocolate para fazer o fundo do bombom. Retorne à geladeira para endurecer. Pronto!

PUDIM DE PINHÃO
1 xícara de pinhão cozido e triturado, 8 ovos, 1 xícara de açúcar e 2 colheres (sopa) de leite. Bata todos os ingredientes no liqüidificador, coloque para cozinhar em banho-maria, em forma caramelada. Leve ao refrigerador. Espere esfriar.

BOLO DE PINHÃO
4 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de pinhão cozido e moído, 1 xícara de manteiga, 1 xícara de leite condensado, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata as gemas com a manteiga até ficar uma massa cremosa. Acrescente o leite condensado, o pinhão, o fermento e a farinha. Misture bem. Bata as claras em neve e acrescente a mistura. Coloque em forma untada. Assar em forn quente (200ºC), por 20 a 25 minutos.

FAROFA - Em uma colher de óleo, frita-se uma cebola pequena bem picada, 2 dentes de alho, um pouco de bacon e uma chícara de pinhão moído. Por último, acrescenta-se uma xícara e meia de farinha de mandioca. Mexa bem até dourar. Acompanha feijoadas e carnes.

PINHÃO CARAMELIZADO
A semente é cozida em água sem sal, enquanto, em separado, prepara-se uma calda grossa com água, açúcar, cravo e canela em fogo baixo. Quando a mistura adquire consistência, joga-se na panela o pinhão descascado. Em seguida, apaga-se o fogo. A mistura, antes de ser consumida, descansa por 1 ou 2 dias.

OMELETE DE PINHÃO
6 ovos, 200 gramas de pinhão cozido e triturado, 1 colherinha de sal, tempero verde e uma colher de óleo. Bata os ovos inteiros, junte os outros ingredientes, misturando bem, coloque tudo em uma frigideira com o óleo já quente. Após alguns minutos, vire a omelete com o auxílio de espátulas. Em dois minutos a sua omelete de pinhão está pronta.

PAÇOCA DE PINHÃO COM CHARQUE
1 kg de pinhão cozido, descascado e moído, 1 kg de charque magro, cozido e desfiado, 2 colheres de banha e sal a gosto. Em uma panela de ferro, coloca-se a banha para aquecer, em seguida coloca-se o pinhão. Refogue. Em seguida, põe-se o charque mexendo-se muito bem para misturar. Coloque o sal e continue mexendo até a mistura ficar bem homogênea.

LICOR DE PINHÃO
1 kg de pinhão descascado e cru, 2 garrafas de cachaça, 1 xícara de açúcar e 1 litro d'água. Coloque em uma vasilha de vidro ou louça o pinhão e a cachaça. Tampe bem e deixe no escuro, por, no mínimo, 30 dias. Coa-se a cachaça. Em uma panela, coloque o açúcar e a água, ferva até derreter bem o açúcar e, aos poucos, colocque a pinga devagar, mantendo a mistura em fogo alto por mais 5 minutos. Após esfriar, engarrafe!

SALADA RÁPIDA DE PINHÃO
1/2 kg de pinhão cozido e triturado, 1 colherinha de sal, 1/2 cebola ralada, 1 macinho de cheiro verde, 1/2 xícara de vinagre. Numa travessa, coloque todos os ingredientes, misturando bem.


GRALHA-AZUL
Ave passeriforme da família dos Corvídeos, cientificamente denominada Cyanocorax caeruleus, foi declarado ave-símbolo do Paraná pela Lei Estadual nº 7.957, de 12 de novembro de 1984.

Gralha-azul transportando um pinhão em desenho de Poty Lazarotto.
O principal alimento da Gralha-azul no inverno é o pinhão, semente da araucária, árvore-símbolo do Paraná. Assim, a Gralha-azul sobrevive graças ao pinhão e o pinheiro que nasce das sementes espalhadas pela ave. Para comer, a gralha primeiro tira a cabeça do pinhão e depois dá bicadas para abrir a casca. Então enterra alguns pinhões, fazendo o plantio.

Originária do Brasil Meridional, a gralha azul é uma espécie relativamente média (39cm) de um azul reluzente, cabeça, pescoço e peito negros, penas da fronte arrepiadas formando uma espécie de topete, bico forte e cauda comprida. Vivem na mata, gostam de se reunir em bandos nos pinheiros, que ajudam a disseminar, pelo ato de desmanchar a pinha no galho, comendo somente um ou outro pinhão, enquanto a maioria das sementes, cai no solo e germina. É opinião da população rural sulina, que a gralha-azul planta o pinheiro, o que tem um fundo verídico, pois estas aves têm o costume de fazer provisões, esquecendo o pinhão, que acaba germinando, quando escondido no musgo ou em xaxim. Envolta em lendas, a gralha-azul, é um símbolo protegido por lei que contribui na tarefa de reflorestar o Paraná.

A LENDA
Recolhida ao galho, a Gralha, no alto de um pinheiro foi acordada pelo som dos golpes de um machado. Fugindo da cena da morte do pinheiro, a gralha voou para as nuvens, onde ouviu uma voz pedindo que ela voltasse para os pinheirais, que ela seria vestida de azul e que passaria a plantar pinheiros. A gralha ficou totalmente azul, menos ao redor da cabeça, onde permaneceu o preto dos corvídeos, e retornou para os pinheirais, espalhando a semente da araucária, deixando de ser lenda.

GLS - um segmento em alta no turismo

GLS - um segmento em alta no turismo
06/06/2003
Turismo GLS

É um segmento do mercado turístico voltado para atender ao publico GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). No Brasil, estima-se que 10% da população seja homossexual o que resulta em aproximadamente 18 milhões de pessoas.
Diversos países há muito tempo movimentam e incrementam sua economia com esse segmento. Nos EUA de acordo com a IGLTA (International Gay & Lesbian Travel Association) o turismo GLS movimenta cerca de US$ 54 bilhões. Lá existem inúmeros hotéis e até mesmo resorts voltados para o público. No Brasil a hotelaria especifica ainda é tímida mas se expande ano a ano, já que a demanda é grande e exige investimentos.

É também sabido que qualquer segmento turístico é beneficiado quando agregado a eventos importantes (carnaval, festas populares, religiosas, etc). Com o mercado turístico GLS não é diferente, a cada ano o seu crescimento é impulsionado pelos eventos específicos que atraem muitos turistas.

O Brasil já possui um calendário de eventos bem atrativo e que cresce a cada ano. Várias capitais e inúmeras cidades do interior do Brasil celebram o “Orgulho GLBT” com suas Paradas que dão um verdadeiro show de cidadania e respeito. Como exemplo temos a “Parada do Orgulho” de São Paulo que é realizada desde 1997 e em 2003 teve seu ápice sendo prestigiada por mais de 1 milhão de pessoas, a maioria turistas vindos de outras cidades e até outros países. Em Juiz de Fora-MG, desde 1969 é realizado o “Miss Brasil Gay”, hoje o evento expandiu e além do concurso propriamente dito ocorre o “Rainbow Fest” que é um grande festival cultural. Além das Paradas, são apresentados Festivais de Cinema, Feiras e Festas voltados ao segmento.

Há quem goste !!!

Apesar do número de homossexuais brasileiros ultrapassar 16 milhões de pessoas, os investimentos para turistas do segmento GLS só começou a ser explorado há pouco mais de cinco anos. Já nos Estados Unidos, esse nicho de mercado movimenta anualmente 50 bilhões de dólares.

Confira o conteúdo em leia mais.:.

Há até uma associação com sede na Flórida reunindo as empresas que atuam no setor. A International Gay and Lesbian Travel Association (www.iglta.org) tem 1200 membros no mundo todo, e opera com gigantes do porte da American Airlines, British Airways, Carlson Wagonlit e Holiday Inn. Na hotelaria o Brasil comparece com a rede Othon e as agências The Clube e Ipacom, entre outros.

Opções de destinos GLS
São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas as capitais gays da América do Sul por oferecerem, além de opções de lazer, um menor grau de preconceito contra a comunidade GLS. A capital pernambucana, Recife, vem se destacando como um dos principais destinos de homossexuais no Brasil.

Eles se reúnem principalmente na Praia de Calhetas, Boa Viagem e até Porto de Galinhas, a 100 quilômetros da capital. Salvador, Fortaleza e Florianópolis também são encaradas como lugares gay-friendly, porque possuem uma comunidade gay atuante e uma vida noturna agitada. Paraty, Angra dos Reis e Búzios, no Rio de Janeiro, também já despontam na preferência do público homossexual.

Roteiros para homens e mulheres GLS
Numa tendência mundial do turismo, as viagens GLS também estão subdivididas em roteiros só para homens, só para mulheres e mistos. Os rapazes preferem programas mais urbanos, com boas opções em vida noturna. Costumam viajar em grupo de amigos (ou com outros casais) e querem pacotes com serviço de guia e assistência no destino da viagem.

Já as mulheres apreciam programas ecológicos e gostam de ficar em hotéis mais rústicos, desde que aconchegantes. A Chapada Diamantina é uma das viagens mais procuradas pelo público feminino, enquanto Fortaleza atrai os turistas masculinos.

Hotéis para público GLS
No Brasil, o único hotel do gênero é o recém-inaugurado Absolut Resort, na Praia da Lagoinha, a 50 minutos de Fortaleza, Ceará. Numa área de 8.700 metros quadrados há 32 bangalôs, piscina, sauna, academia de ginástica, restaurante, boate e área para shows.

No exterior, esses estabelecimentos são bem comuns - em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, por exemplo, existem cerca de trinta hotéis direcionados ao mercado GLS. Há lugares que se especializaram ainda mais e aceitam só gays ou só lésbicas como hóspedes. É o caso do Hotel Timberfell Lodge, no Estado americano do Tennessee, voltado apenas para eles, e do Hotel Queen of Hearts, em Palm Springs, Califórnia, só para elas.

Destinos no Exterior
Entre os lugares que se tornaram moda entre os gays e lésbicas estão a ilha grega de Mykonos e a Ilha de Ibiza, na Espanha. Nos Estados Unidos, Palm Springs, na Califórnia, começou a atrair a comunidade GLS nos anos 60 e permanece em alta, seguida por cidades como Key West, Miami e Fort Lauderdale, na Flórida; Provincetown (ou Ptown, como também é chamada), em Massachusetts e San Francisco, na Califórnia.

No México, eles procuram Acapulco e Puerto Vallarta, que tem até trecho da praia predominantemente gay. Sydney, na Austrália, promove dois eventos concorridos, com milhares de visitantes: o Mardi Gras gay e os Gay Games.

Outros lugares disputados são Bangcoc, na Tailândia; Copenhague, na Dinamarca, e Porto Rico.

Destinos românticos

Em uma reportagem recente, o site (www.gay.com) relacionou os 10 destinos mais românticos para casais GLS - e onde eles não enfrentam discriminação.
Nos Estados Unidos, foram votados Havaí, Vermont, Santa Fé e Provincetown. Na Europa: Paris e Praga. Também tiveram boa cotação Montreal, no Canadá; St. Barts, no Caribe; Cidade do Cabo, na África do Sul, e Puerto Vallarta, no México.

Mar del Plata abre balneário gay - O badalado ponto turístico de Mar del Plata, na Argentina, acaba de inaugurar este mês um balneário exclusivo para gays. Batizado Calú Beach o local é cercado por uma floresta de pinheiros e eucaliptos e cobra uma taxa para o ingresso de cerca de 25 pesos.

O mais novo endereço do verão para a comunidade latina GLS conta com vários serviços, incluindo uma área com computadores para acesso à Internet, jogos de mesa, três piscinas, telão e dois reservados. A entrada em Calú Beach é proibida para homossexuais menores de 18 anos.

Cruzeiros específicos para turistas GLS
Foram justamente os roteiros com cruzeiros que impulsionaram o segmento de turismo GLS. A primeira viagem desse tipo foi feita em 1986, pela empresa Olivia Cruises (www.oliviatravel.com), que fretou um navio só para mulheres, num programa de quatro noites pelas Bahamas.

Passados dezesseis anos, a operadora já organizou mais de cinqüenta excursões pelo mundo e atendeu cerca de 30.000 clientes. Nesses passeios, tudo é desenvolvido sob medida - shows, músicos, comediantes, DJs e funcionários são recrutados para atender o público feminino. Por isso, esses cruzeiros são um pouco mais caros do que os convencionais.

Cuidados em países hostis ao turista GLS
Em países muçulmanos mais radicais, o homossexualismo é considerado crime. Trocar carícias em público no Egito com uma pessoa do mesmo sexo pode dar cadeia. Já em países asiáticos como a China, é comum homens andarem de mãos dadas, sem qualquer conotação sexual. Por isso, convém pesquisar os hábitos culturais antes de viajar, usando a internet ou guias de turismo. Se os costumes são rígidos, evitará riscos quem adaptar o comportamento aos padrões locais. As grandes cidades sempre têm publicações gays (muitas delas distribuídas nos hotéis) que relacionam bares e restaurantes voltados à turma GLS. Mas fazer perguntas com os homossexuais locais ainda é a melhor maneira de conseguir dicas.

Direitos e benefícios do turista GLS
Pela política adotada pelas companhias aéreas American Airlines e U.S. Airways, que fazem vôos domésticos nos Estados Unidos, benefícios como passagens descontadas do plano de milhagem e acesso à sala vip nos aeroportos podem ser usados pelo parceiro do cliente titular, independentemente do sexo. Ele também tem direito a incorporar as milhas acumuladas, em caso de falecimento do titular. Na rede Marriott, os pacotes de lua-de-mel também podem ser usados por casais homossexuais.

Um dos hotéis do grupo, o Marriot Frenchman´s Reef and Morning Star Beach Resort (www.offshoreresorts.com), nas Ilhas Virgens, no Caribe, realiza celebrações de casamento - por enquanto, um ato simbólico sem valor judicial. Benefícios como esses são mais comuns nos Estados Unidos, onde a comunidade gay é muito maior do que nos outros países e, por estar organizada em associações, tem mais poder de negociação com as empresas.

Segmentando o mercado - Agenciamento:
Primeira agência GLS no Pará O Pará, mais precisamente sua arborizada capital Belém, ganhará a primeira agência de turismo voltada ao segmento GLS no Estado, situado na região Norte do Brasil. Batizado ColorLines, o empreendimento foi inaugurado oficialmente no dia 11 de dezembro com uma festa no bar Cosanostra Caffé.

A capital gay Com muita festa e um prefeito que saiu do armário, Berlim disputa o turismo GLS.

Nos anos 30, antes do nazismo, Berlim foi uma espécie de capital GLS da
Europa. Agora, a cidade está a toda para recuperar o título. O garoto-propaganda do projeto é o próprio prefeito, Klaus Wowereit. Antes de ser eleito, em 2001, ele acabou com todas as dúvidas que havia sobre seu comportamento sexual. "Sou gay, e está bem assim", anunciou. Houve um frenesi no eleitorado. Menos do que derrubar preconceitos, Wowereit quer é arrecadar mais dinheiro. Em uma recente feira de turismo na capital alemã, ele tomou a dianteira de uma campanha publicitária para atrair visitantes gays. "Esta é uma oportunidade que não podemos perder", explicou. O principal alvo são turistas dos Estados Unidos, onde os gays têm alto poder aquisitivo e viajam mais do que a média da população – 75% deles têm passaporte. Como geralmente preferem Barcelona e Amsterdã, no começo de maio Wowereit foi pessoalmente ao maior congresso GLS americano, na Filadélfia, em missão comercial.

Há 300.000 homossexuais em Berlim, cerca de 10% da população. "Temos tudo o que lhes agrada: museus de arte, arquitetura rica, oito sinfônicas, três óperas e a mais variada cena gay da Europa", proclama Hans Nerger, diretor da empresa municipal de turismo. Variada cena gay quer dizer 150 bares, cafés, restaurantes e clubes noturnos declaradamente voltados para esse público. Boa parte dessas casas está no bairro de Schöneberg, o mesmo dos agitos culturais da década de 20. Ali foi rodado o que se considera o primeiro filme de temática homossexual, em 1919. O bar Eldorado, um dos preferidos da atriz Marlene Dietrich, foi o primeiro fechado pelos nazistas em 1933, marcando simbolicamente o fim dos anos dourados da cidade. A casa hoje funciona a todo o vapor.

Schöneberg não é um gueto. Em todos os bairros se vêem casais homossexuais em meio a héteros, velhinhos e crianças. A mesma atmosfera de integração pode ser sentida em junho, na Festa Gay e Lésbica, com música, dança, barracas de comes e bebes e de organizações não-governamentais. A festa acontece uma semana antes do Dia Mundial do Orgulho Gay, cuja parada berlinense chega a ter 400.000 participantes. Um guia distribuído nos postos de informação turística anuncia: "Aqui todos encontram sempre o lugar certo – do cocktail bar gay à boate para os adeptos do couro". Existem oitenta hotéis registrados oficialmente na prefeitura como "amigos dos gays", um museu que aborda apenas ohomossexualismo, uma biblioteca específica com 8.000 títulos e o principal festival de cinema gay do mundo, simultâneo ao Festival de Berlim. O prêmio dos vencedores é o Ursinho. Arrematando as opções, há programa para gays na TV aberta e até torcida organizada de futebol.