domingo, 16 de março de 2008

XII FIPTUR Belo Horizonte dia 9 de agosto

XII FIPTUR Belo Horizonte dia 9 de agosto
27/07/2004

O XII FIPTUR será muito mais rico e completo do ponto de vista técnico, com a introdução da feira de ONGs e o concurso de campanhas para estudantes. Com isto, ele será desenvolvido em três momentos:

O primeiro é o Festival, durante o qual serão julgadas e premiadas as peças publicitárias criadas por agências de publicidade do Brasil e exterior, para desenvolver, vender, divulgar, educar e preservar o Turismo e a Ecologia.


O segundo momento é o Seminário Internacional, com palestras e debates para discutir publicidade feita para desenvolver o Turismo consorciado com a Ecologia de forma responsável, conseqüente e ética. São destacados temas palpitantes, voltados para o papel que a propaganda desempenha nos segmentos do Turismo e da Ecologia.

O terceiro momento será a Feira de Ongs de água, terra e ar. Serão convidadas as Organizações não governamentais ligadas aos três setores para expor seus trabalhos em um espaço que será reservado especialmente para este fim, com visitação pública.

Como pode ser visto, o FIPTUR torna-se um evento mais completo dentro dos seus objetivos de formação de profissionais de comunicação com nova mentalidade, ao tempo em que implementou várias modificações na sua estrutura, possibilitando o envolvimento de outros segmentos diretamente ligados às áreas do Turismo, Publicidade e Ecologia que vão mostrar resultados práticos e aplicações imediatas.

O Seminário, junto com o Festival, é o ponto de destaque do FIPTUR . A escolha do tema e subtemas merece por parte da coordenação do evento, uma atenção toda especial. Pela importância que reveste estes debates, eles contam com a presença de atrações internacionais e nacionais. São abordados os mais polêmicos temas sob uma ótica de resolução universal dos problemas que hoje preocupam o mundo: o desenvolvimento do Turismo consorciado com a preservação ambiental em todo o mundo.

O FIPTUR é um fórum de discussão e debate dos temas ligados ao desenvolvimento do Turismo e Ecologia, quanto ao lazer, entretenimento, negócio e a publicidade, divulgando de forma correta, junto aos meios de comunicação, a utilização desses bens que a humanidade busca preservar adequadamente para uma melhor qualidade de vida.

Histórico do Evento

O Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia - FIPTUR foi instituído em 1987, por iniciativa do empresário João de Oliveira Firme, com o objetivo de estimular o uso de técnicas adequadas para a divulgação do produto "turismo", então tratado no Brasil de forma inadequada.

O Festival foi sediado na sua primeira versão na cidade serrana de Gramado, onde se realiza outro Festival de renome internacional, também voltado para publicidade, embora contemplando todos os segmentos de mercado.

A partir de 1989, o FIPTUR realiza-se na cidade de Foz do Iguaçu, por uma questão estratégica: o fato de ser um município com fluxo turístico o ano inteiro e mais a sua localização limítrofe com dois países do Cone Sul, a Argentina e o Paraguai.

O FIPTUR era um evento específico de publicidade de turismo. A partir de 1992, diante da constatação de que não se pode promover o turismo sem considerar aspectos de sua infra-estrutura, nela inserido o meio ambiente, bem como o crescimento do turismo ecológico, o FIPTUR passa a se constituir num evento que debate, julga e premia a comunicação, a publicidade e o marketing do turismo e da ecologia.

Em convênio com o Governo da Bahia, através da Bahiatursa, o FIPTUR realizou-se em Salvador em 1996 e 1998, com a participação da Associação Brasileira das Agências de Propaganda - ABAP/BA, Associação Brasileira de Marketing Promocional - AMPRO e Associação Brasileira da Industria Hoteleira - ABIH através dos seus capítulos regionais. E, 1998 o FIPTUR volta ao domínio privado, sob a presidência do publicitário Gorgônio B. Loureiro.

O VIII FIPTUR realizado em Salvador de 9 a 12 de junho de 1996 trouxe resultados imediatos. No Festival, foram inscritas 326 peças gráficas e eletrônicas inéditas da melhor qualidade do ponto de vista técnico e criativo. Participaram congressistas de 16 países da América do Sul, Central, do Norte e Europa e de 18 estados do Brasil. Um corpo de jurados formado por profissionais de vários países escolheram os vencedores que receberam um novo troféu, que simboliza o animal que todos os continentes lutam para preservar - a baleia. Foram instituídos apenas 2 GRAN PRIX: Top Fiptur de Ecologia, Top Fiptur de Turismo.

A fórmula de organização foi mantida e o sucesso foi total, no que voltou a ser repetido na IX edição em 98. A coordenação do FIPTUR entende que a cada edição, é necessário agregar valores ao evento para acompanhar lado a lado a evolução dos segmentos aos quais ele se destina como base de informação e com isso, continuar melhorando ainda mais para que o FIPTUR seja realizado com a melhor qualidade até aqui apresentado trazendo novas e melhores inovações.

Ao Seminário, parte integrante do FIPTUR foram introduzidos temas atualizados ligados ao Turismo e a Ecologia, abordados por profissionais dos segmentos do trade de turismo, marketing, propaganda, ambientalistas e políticos.

O X FIPTUR foi realizado em 1 e 2 de junho do ano 2000 em Manaus e o XI no Rio de Janeiro de 15 a 17 de maio de 2002. Por ser o FIPTUR o único foro de abrangências internacional voltado para o debate mais profundo dos temas ligados ao Turismo e Ecologia, o evento se reveste de importância específica que o credencia na vanguarda do debate mais conseqüente. Aprofundando-se nas discussões em diferentes pontos do país que possuem vocações turísticas e ecológicas, envolvendo o maior número possível de pessoas.

FEIRA FIPTUR DE ONGs: ÁGUA, TERRA E AR

JUSTIFICATIVA

Na era da ecologia centenas de organizações, governamentais ou não, se mobilizam com verdadeiros exércitos de abnegados que direcionam seus esforços para implantar na humanidade uma mentalidade ecológica que possibilite salvar, ou pelo menos minimizar, os graves e constantes avanços de destruição que a natureza e o meio ambiente sofrem a cada dia. É necessário estabelecer um processo que seja capaz de estancar esta tendência junto às diversas gerações, compelidas a criar focos de impactos negativos a vários ecossistemas que constituem um dos maiores problemas ambientais do Brasil.

Não se tem o direito de impedir a continuidade do ciclo de vida dos animais, o florescer das plantas, interromper os leitos dos rios, tornar o ar irrespirável. Tudo isto é um direito inquestionável da humanidade que não pode ser interrompido pelo próprio homem com as constantes e sucessivas agressões a natureza.

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o FIPTUR quer dar sua contribuição ao ecossistema, reunindo em um só local, as organizações que trabalham e contribuem decisivamente pela defesa do meio ambiente no Brasil seja na água, no ar ou na terra, para juntas, mostrar à população as suas atuações em defesa do meio ambiente e, por conseqüência, pela melhor qualidade de vida dos brasileiros.

OBJETIVOS GERAIS:

Ampliar a área de atuação do FIPTUR. Tirando das salas debates teóricos, para mostrar na prática, o trabalho das ONGs voltadas para o ar, água e terra, interagindo com a comunidade.

ESPECÍFICOS

- Criar um espaço de visitação que passe para o público geral, estudantes de escolas públicas, particulares, universidades ETC, a real dimensão do trabalho que as ONGs realizam em defesa da ecologia e do meio ambiente.

- Transformar esta mostra, em uma grande maquete viva que possa oferecer aos visitantes da mostra, uma verdadeira visão de como se encontra a degradação do meio ambiente no ar, água e terra.

- Transformar a mostra numa grande sala de aula prática para que as pessoas sejam elas adultas e crianças, possam aprender como defender a ecologia e o meio ambiente.

- Buscar o envolvimento da comunidade no processo de defender o meio ambiente e a ecologia a partir dos trabalhos desenvolvidos pelas ONGs.

Indicamos: FIPTUR

Nenhum comentário: