domingo, 16 de março de 2008

Programa de fidelização garante boa taxa de ocupação em hotéis de Curitiba

Programa de fidelização garante boa taxa de ocupação em hotéis de Curitiba
02/12/2004

A Capital paranaense recebeu nos últimos anos muitos investimentos no setor hoteleiro. Essa grande oferta culminou em baixas taxas de ocupação durante alguns períodos do ano, fazendo com que muitos hotéis da cidade trabalhassem com ocupação inferior a 45%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR).

Na busca de fugir dessa realidade e garantir as melhores taxas de ocupação em Curitiba, a Bristol Hotéis & Resort, maior rede hoteleira do Paraná (com oito unidades na Capital), criou várias estratégias promocionais para se fortalecer perante o mercado e atrair ainda mais novos clientes. Desta necessidade nasceu em 2002 o programa de recompensa “Price Free”, que comemora mais de 4000 mil membros, sendo o triplo previsto pela administração da Rede.


Através do Price Free, o hóspede possui um conjunto de vantagens exclusivas sem ter que pagar a mais por isso. Para cada real gasto em qualquer hotel da Rede, o membro acumula pontos que podem ser trocados por diárias gratuitas, além de concorrer em sorteios especiais, pacotes completos de final de ano e datas especiais. Através do site da Bristol Hotéis & Resorts é possível verificar a tabela de preços para ver quantos pontos cada hotel exige, para que se possa usufruir dos benefícios. Outras vantagens do Price Free estão relacionadas a entrada e saída antes do horário permitido, uso gratuito de business center, preferência na lista de espera quando acontece over book.

“Esta iniciativa visa criar fidelidade para que nosso cliente use freqüentemente nossos hotéis, e eventualmente até use mais, inclusive deixando de freqüentar os hotéis concorrentes, em razão dos prêmios”.- explica Sheila Alves, gerente de marketing da Rede, que ainda completa - “As empresas em geral criam programas de fidelidade para estabelecer um canal de comunicação direta com seus clientes, e para que isso funcione é preciso oferecer algo a mais, que realmente diferencie a empresa das outras”. A expansão do programa prevê a associação de outros parceiros, como locadoras e comércio de bens e serviços, sempre visando aumentar a fidelidade do grupo de clientes aos produtos da Bristol.

Com o cliente satisfeito, quem comemora os resultados é a administração da Rede que fecha o segundo semestre deste ano com uma média de taxa de ocupação, em Curitiba, superior a 75%, comprovando que qualidade, tradição, bom atendimento e benefícios aos clientes são a garantia de sucesso. Para participar do programa de recompensa basta preencher a ficha em uma das unidades da Rede e entregá-la ao recepcionista. O cartão Price Free é entregue em até trinta dias e, a partir disso, o membro já poderá usufruir os benefícios de “não pagar por ser especial”.


Hotelaria em Curitiba

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel-Ctba) constatou a inauguração de 13 novos hotéis durante o período de 2004 e 2005. Esses novos empreendimentos geraram um investimento aproximado de R$ 101,60 milhões. São 1418 apartamentos a mais na Capital paranaense, que equivalem a 3000 leitos. Dos novos hotéis 8 possuem bandeira e 5 são empreendimentos particulares.

Ano 2002 – 14.993 leitos

Anos 2003/2004 – 16.598 leitos

Ano 1999 – 102 hotéis e flats em Curitiba e RMC

Ano 2004 – 149 hotéis e flats em Curitiba e RMC

Taxa de ocupação média dos últimos seis meses – 50%


Eventos

A região Sul movimenta 25% o mercado de eventos no Brasil, estimado em R$ 37 bilhões. Do total de 345 mil eventos realizados por ano no País. Calcula-se que 20% ou 65 mil ocorram no sul.

A intenção é tornar Curitiba em um pólo de atração dessas atividades, e é para isso que existe o Curitiba Convention & Visitors Bureau(CCVB), que desde sua constituição há 3 anos está ajudando aumentar a participação do Paraná na receita de eventos realizados no Brasil. De acordo com a entidade 2004 deve fechar com uma arrecadação de aproximadamente 103 milhões para o setor, valor 5,5% maior que registrado em 2003.

Atrativos não faltam para justificar a expectativa de crescimento do segmento em Curitiba. Uma delas é a atuação do CCVB desde 2001 vindo contribuir para a captação, geração e promoção de eventos na capital paranaense. A entidade também auxilia no planejamento estratégico e na dinamização dos negócios de seus mantenedores (hotéis, restaurantes, empresas de organização de eventos e viagens, etc).

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