domingo, 16 de março de 2008

ओफेर्ता मैओर कुए अ procura

Oferta maior que a procura
11/09/2003

Mais de 150 milhões estão sendo investidos na hotelaria curitibana. Entidades do setor alertam: "a cidade não comporta mais tanta oferta".

Curitiba tem atraído muitos investidores. Só no setor hoteleiro, 15 novos empreendimentos estão em andamento com previsão de conclusão até 2005, o que vem preocupando os empresários já estabelecidos na cidade. Atualmente existem 128 hotéis e flats em operação em Curitiba, esses hotéis nos últimos dois anos estão registrando taxas de ocupação em média inferior a 45%.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/PR), a oferta não está condizendo com a procura. Um estudo realizado pela entidade verificou que para a taxa de ocupação aumentar, Curitiba teria que ficar sem receber novos empreendimentos neste setor por cinco anos. Em contrapartida até 2005 serão mais 1800 apartamentos à disposição de hóspedes.

Exemplo da dificuldade que muitos hotéis independentes estão passando em Curitiba aconteceu com o tradicional Eduardo VII. Neste ano, o Hotel completaria 50 anos de atividade, antes que entrasse em falência fechou suas portas no último mês de junho.

Émerson Jabur, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel), afirma que a situação pode piorar se os investimentos continuarem sendo distribuídos em um mesmo setor. "Estamos verificando que os hotéis independentes da cidade, que não fazem parte das grandes redes, estão cada vez mais em situações muito difíceis, chegando até mesmo a fechar".

Em contrapartida, a criação de 15 novos hotéis em Curitiba está gerando uma expectativa em torno de novos empregos. Serão aproximadamente 500 novos postos de trabalhos diretos, além de centenas indiretos. Tanto a ABIH/PR quanto o Sindotel Curitiba, têm esperança que com a construção do Estação Convention Center (inauguração prevista para abril de 2004), e com a reforma do Expo Trade Pinhais, a cidade passe a receber mais eventos e congressos aumentando o número de visitantes e também a ocupação hoteleira.

ABIH-PR NA EQUIPOTEL

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná estará levando uma comitiva de hoteleiros para a 41ª edição da Equipotel em São Paulo, maior evento de gastronomia e hospedagem da América Latina. Paralelo a Equipotel, que aguarda 55 mil visitantes, acontece o 45o Congresso Nacional da Indústria de Hotéis, com a expectativa de reunir cerca de mil congressistas. Hercílio Struck, presidente da ABIH-PR, diz que ambos os eventos são importantes para aproximar os empresários hoteleiros de seus clientes em potenciais como operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos, entre outros.

O evento acontece nos dias 23 a 26 de setembro. A ABIH-PR fechou um pacote especial para seus associados, os hoteleiros que ainda não confirmaram presença poderão entrar em contato com a direção da entidade pelo fone: (41) 224-2469. Falar com Franciele Manfroi.

O evento Hotel Show que acontece em abril de 2004, já estão sendo negociados os stands. Grande parte deles já vendidos. Não perca sua chance de estar neste evento que em 2003 movimentou mais de 7.000 pessoas do trade. Envie e-mail para abihpr@abihpr.com.br

Nenhum comentário: