domingo, 16 de março de 2008

O Nudismo e o Naturalismo no Brasil

O Nudismo e o Naturalismo no Brasil
28/07/2003
Encontra-se no Espírito Santo a sede da Federação Brasileira de Naturismo. Segundo a associação, já são mais de 250 mil adeptos do naturismo no país mas calcula-se que mais de 1 milhão de brasileiros tirem a roupa à beira-mar, só no Brasil. Nas praias oficiais, todos têm que respeitar regras: homens desacompanhados, por exemplo, têm áreas reservadas ou simplesmente não podem entrar. Existem, entretanto, outras 30 praias não-oficiais, onde todo mundo toma sol junto, sem calção e sem biquíni, num clima mais liberal. Ver a gatinha entrando no mar, sem ser expulso nem se sentir um pervertido por causa disso. Agora você está curtindo esta matéria e se convenceu a dar um pulinho numa praia de nudismo para experimentar. Nas praias de naturismo do país, o atentado ao pudor é andar com qualquer peça de roupa.

Com a instituição da Praia do Pinho, em Santa Catarina, como a primeira área naturista oficial do Brasil em 1983, a difusão do naturismo foi inevitável. Em 1988 nascia a FBrN, que organiza, desenvolve e controla as atividades naturistas no País. Em 1996 foram aprovadas as Normas Éticas do Naturismo Brasileiro, que devem ser respeitadas e difundidas pelos usuários das praias e clubes naturistas do país. Hoje o Brasil tem 110 mil seguidores dessa filosofia.

Os temas fundamentais para você e sua família conquistarem uma vida melhor, numa série multimídia exclusiva.

Mas, na hora de deixar seu grande amigo exposto ao sol, tome cuidado! Ele pode ficar mais queimado que palito de fósforo. Para evitar o ardor desagradável, a receita é simples: filtro solar nele (de, no mínimo, fator 15). Protetores na forma de gel devem ser evitados eles contêm álcool e irritam a pele do pênis. Prefira também os filtros hipoalergênicos e sem perfume.

Andar pelado na praia é ser naturista? Segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), não. Para essa entidade, o naturismo é um modo de vida no qual se estabelece uma harmonia com a natureza. Uma das principais atividades de um naturista é o nudismo em grupo. De acordo com a FBrN, essa atitude encoraja o auto-respeito, o respeito pelos outros e pelo meio-ambiente. Portanto, todo naturista é nudista, mas nem todo nudista é naturista.

Publicações
O movimento naturista nasceu no Brasil em 1949. Quem o trouxe foi a atriz Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz Del Fuego. Ela publicou dois diários, Trágico Black-out e A Verdade Nu. "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não precisa ser necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que precisem ser escondidas", escreveu a atriz em seu primeiro livro.
Em A Verdade Nu, Luz lançou as bases de sua filosofia de vida: o naturismo. Com o dinheiro de seus espetáculos, ela comprou a Ilha do Fogo, no Rio de Janeiro. Lá criou o Clube Naturalista Brasileiro, primeiro reduto naturista da América Latina, o qual controlava com pulso firme. As roupas deviam ser deixadas na entrada. Era proibido levar bebidas alcoólicas, falar palavrões ou praticar sexo na colônia. A diferença entre naturalismo e libertinagem era muito clara. Luz Del Fuego foi um fenômeno na década de 50, provocando muita polêmica entre a sociedade. Em julho de 1967, foi brutalmente assassinada por rapazes que tinha denunciado à polícia.

Normas Éticas do Naturismo
As Normas Éticas do Naturismo Brasileiro (NENB) fornecidas pelo site Naturis e aprovadas na Assembléia Geral Extraordinária de número três. O documento foi criado no dia 07 de dezembro de 1996, no Sítio Ibatiporã, em Porto Feliz, São Paulo, e contou com a apreciação da presidente da FBrN, Maria Luiza de Almeida.

A FBrN – Federação Brasileira de Naturismo, como meio de garantir um padrão ético de comportamento entre sua áreas filiadas, edita as seguintes Normas Éticas:

1 – FALTA GRAVE - As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidades examinado pelos Conselhos Deliberativos dos Clubes, em primeira instância, e pelo Conselho Maior da FBrN, em segunda e última instância, são motivos para expulsão de seus agentes dos quadros sociais e das áreas naturistas regidas pelas entidades filiadas á FBrN. 1.1 – Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas; 1.2 Praticar violência física como meio de agressão a outrem; 1.3 Utilizar meios fraudulentos para obter vantagens para si ou para terceiros; 1.4 Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais; 1.5 Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

2 – COMPORTAMENTO INADEQUADO. As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade e reincidência examinadas pelos Conselhos na forma referida no Item 1, constituem motivos para advertências, suspensão e expulsão do seus agentes dos quadros sociais e das áreas regidas pelas entidades filiadas à FBrN. 2.1 – Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual; 2.2 – Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos; 2.3 – Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e/ou desrespeito aos honorários de silêncio regulamentados; 2.4 – Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas; 2.5 – Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória permanente e, relação a outros naturistas ou visitantes; 2.6 – Deixar lixo em locais inadequados; 2.7 – Provocar dano à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo; 2.8 – Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas; 2.9 – Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica; 2.10 – Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o top less, durante o período menstrual.

As presentes NENB – Normas Éticas do Naturismo Brasileiro – devem ser fixadas em locais públicos e visíveis, além de distribuídas e divulgadas entre naturistas e visitantes das áreas de prática naturista filiadas à FBrN.

RELAÇÃO DAS PRAIAS OFICIAIS
TAMBABA PB A 30 km da capital da Paraíba, João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia do Nordeste liberada para o nudismo. Protegida por árvores de grande porte e falésias, tem mar calmo e formações rochosas com piscinas naturais. Os nativos já freqüentam as areias de Tambaba sem roupa há muito tempo, mas o naturismo só foi oficializado em 1989. A praia é dividida em três áreas, sendo que apenas uma delas é exclusiva para famílias e casais. Nas outras, homens desacompanhados são bem-vindos. E, na terceira, dá até pra ficar com roupa de banho. • Acesso: Pela Rodovia PB-08. De João Pessoa são aproximadamente 30 km de estrada asfaltada.• Infra-estrutura: Há pequenas pousadas rústicas. Numa delas, dentro da área naturista, os hóspedes pelados circulam numa boa. • Informações: PBtur: tel. (83) 226-7078, ou no site www.tambaba.com.br

MASSARANDUPIÓ - BA Na Linha Verde, a 93 km de Salvador, Massarandupió é a mais nova área liberada para os peladões. Foi criada pela prefeitura para absorver os hóspedes naturistas do Resort Costa do Sauípe, na praia vizinha. O cenário, selvagem, é de mar limpo, ondas fortes e dunas amareladas. A área reservada aos nudistas está a 20 minutos de caminhada da entrada da praia e tem as mesmas regras de Tambaba. Homem não entra sozinho, roupa de banho, nem pensar, e olhar para a mulherada... só se for de rabo de olho. Na baixa temporada, entretanto, basta tirar o calção e curtir: a praia fica completamente deserta. • Acesso: Pelo km 75 da Linha Verde, sentido SalvadorAracaju, mais 7 km de estrada de terra. • Infra-estrutura: A praia é quase deserta, mas há um quiosque e um local para camping na área de nudismo. • Informações: Abanat (Associação Baiana de Naturismo): tel. (71) 231-3472/230-3288, ou no site www.naturismo.hpg.com.br

BARRA SECA ES É a única praia de naturismo do Espírito Santo. Fica no município de Linhares (litoral norte do estado), a 142 km de Vitória. Por estar dentro de uma ilha, a praia garante aos nudistas muita privacidade. É preciso estacionar o carro na outra margem do Rio Ipiranga e atravessar em barcos ou canoas da associação de naturistas local. Tem 2 km de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados. • Acesso: Pela BR-101 até Pontal do Ipiranga, onde se estaciona o carro com relativa segurança antes de atravessar o rio para Barra Seca. • Infra-estrutura: Pequena (só funciona no verão). Na Praia de Urussuquara, a 1 km de Barra Seca, há pousada e área para camping. • Informações: NATMG (Associação dos Naturistas de Minas Gerais): tel. (27) 3227-5470 , ou no site www.natmg.org.br

OLHO DE BOI RJ Quem for só na tentativa de espiar uma sósia de Brigitte Bardot nua pode se dar mal: a praia é mais freqüentada por gays do que por mulheres bonitas. Como toda a costa de Búzios, a Olho de Boi é pequena, discreta e charmosa. A faixa de 100 metros de areia fica protegida entre costões rochosos e tem mar limpo e calmo, com muitas pedras no fundo. No extremo esquerdo, conhecido como "paredão", a água, ao bater na parede, cai em forma de cascata. Um luxo. Agora, se você for sedentário, um conselho: não vá. O acesso é difícil, não pela extensão (a trilha tem menos de 1 km), mas pela pirambeira considerável. • Acesso: A trilha para a Olho de Boi começa na ponta direita da Praia Brava. • Infra-estrutura: Nenhuma. A praia é 100% selvagem. • Informações: Situr: tel. (24) 623-2099.

Praias de Naturismo Tolerada.
São praias onde a prática do naturismo é tolerada, porém não possuem legislação específica para a proteção dos naturistas, nem associação organizada de naturismo.

Praias de Naturismo Eventual.
São praias geralmente desertas que, em função de sua topografia e isolamento, proporcionam privacidade para a prática do naturismo.

Praias de Naturismo Oficial.
São praias onde a prática do naturismo é oficializada pelo governo/prefeitura, possuem legislação específica para a proteção dos naturistas, e associação organizada de naturismo.

Relação das Praias de Nudismo no Brasil
Nome - Município UF Situação
Ajiruteua - Marapinim PA Eventual
Princesa - Ilha do Algodoal PA Eventual
Romana - Ilha da Romana PA Eventual
Santa Cruz - Ilha Tracuateua PA Eventual
Ajiruteua - Bragança PA Eventual
Canoa Quebrada - Aracatí CE Tolerada
Jericoacoara - *** CE Eventual
Cumbuco - Fortaleza CE Eventual
Batoque - *** CE Eventual
Fontes - Beberibe CE Eventual
Malembar - Georgino Avelino RN Tolerada
Tambaba - Conde PB Oficial
Ilha dos Amores - Recife PE Eventual
Gravatá - Várzea Una-Barreiro PE Eventual
Cocaia - Cabo de S. Agostin PE Eventual
Muro Alto - Porto de Galinhas PE Eventual
Praia do Porto - Barreiros PE Eventual
Abaís - Aracaju SE Eventual
DNER - Maceió AL Tolerada
Ilha da Coroa - S.J.Coroa Grande AL Eventual
Artistas - Salvador Itapoã BA Tolerada
Pedra Grande - Porto Seguro BA Eventual
Trancoso - Porto Seguro BA Tolerada
Pitinga - Porto Seguro BA Eventual
Barra Velha - Nova Viçosa BA Eventual
Ilha Coroa Vermelha - Nova Viçosa BA Eventual
Forte - Salvador BA Tolerada
Massarandupió - Entre Rios BA Oficial
Belmonte - Belmonte BA Oficial
Quinta Praia - Morro de São Paulo BA Oficial
Barra Seca - Linhares ES Oficial
Olho de Boi - Buzios RJ Oficial
Brava - Cabo Frio RJ Tolerada
Virgem - Rio das Ostras RJ Tolerada
Maçambaba - Saquarema RJ Eventual
Focas - Búzios RJ Eventual
Parati Mirim - Parati RJ Eventual
Figueira da Trindade - Parati RJ Tolerada
Ilha do Pelado - Parati RJ Eventual
Ilha do Ventura - Parati RJ Eventual
Abricó - Rio de Janeiro RJ Eventual
Reserva - Rio de Janeiro RJ Eventual
Adão e Eva - Niterói RJ Tolerada
Lagoa Grande - Km 92 Rio-Santos RJ Tolerada
Farolito - Campos RJ Eventual
Jaconé - Maricá RJ Eventual
Praia Seca Araruama - RJ Eventual
Brava - Caraguatatuba SP Eventual
Galheta - Florianópolis SC Oficial
Pinho - Camboriú SC Oficial
Pedras Altas - Palhoça SC Oficial
Dunas - Cidreira RS Eventual
Americano - F. de Noronha PE Eventual
Indicamos: Guia Quatro Rodas;
Revista Vip - dez/2002

Nenhum comentário: