domingo, 16 de março de 2008

Mapa e história dos bairros de Curitiba 3

A.R. Boqueirão Cor de rosa no mapa
64 Alto Boqueirão
História do Bairro
O Alto Boqueirão, como todos os bairros de Curitiba, teve a sua atual delimitação definida em 1975. Ele é formado por duas áreas bem diferenciadas, sendo a primeira delas, a noroeste da linha da Rede Ferroviária, um prolongamento das terras do Boqueirão. A segunda, a sudoeste da linha da rede, faz parte do Parque Iguaçu e abriga o Parque Zoológico da Cidade. A zona residencial é situada na parte mais alta - daí o nome do bairro - e possui antigas chácaras de hortigranjeiros e de criação de gado. Seus primeiros loteamentos ocorreram em 1961. No entanto, a maioria deles data de 1971 e deu origem aos conjuntos e núcleos habitacionais hoje existentes.

56 Boqueirão
História do Bairro
O bairro era, inicialmente, uma fazenda de cerca de mil alqueires com terras úmidas e grandes banhados, onde se praticava extração de madeira e criação de gado. É dessa época o nome do bairro, que deve-se ao fato de existir nos campos da redondeza uma grande cova funda que os habitantes chamavam de “boqueirão”. Sua história é marcada pelo povoamento inicial de russos menonitas que, vindos de Santa Catarina, fundaram em 1933 a Colônia Boqueirão, a 12 km do centro de Curitiba, dedicando-se à criação de gado leiteiro.


38 Hauer
História do Bairro
O Hauer (anteriormente chamado de Vila Hauer) encontra-se, hoje, em terras que faziam parte, no fim do século, das propriedades de um imigrante alemão, Joseph Hauer, industrial que instalou a luz elétrica em Curitiba em 1892. A família Hauer loteou as terras a partir de 1948. Primeiro, o lado esquerdo da Marechal e, depois, o direito, onde se ergueu a primeira capela, dedicada à Santa Rita de Cássia. Junto a essa capela, foi fundada, em 1962, a Associação das Abelhinhas, instituição que passou a desenvolver importantes programas de assistência social no bairro, dando origem ao atual Lar Escola Colméia.

57 Xaxim
História do Bairro
O povoamento em torno do antigo caminho que ligava Curitiba a São José dos Pinhais, a atual Rua Francisco Derosso, deu origem ao bairro Xaxim. A população inicial de índios e caboclos começou a diversificar-se no início do século com a chegada de sucessivos grupos de imigrantes italianos, alemães (menonitas), poloneses, etc. Na divisa entre o povoado e a fazenda Boqueirão existia uma porteira cujo batedor era um Xaxim, o que, associado ao fato de as terras serem demarcadas com valas plantadas de Xaxim, determinou o nome que o bairro conserva até hoje.

A.R. Cajuru Cor azul no mapa
21 Cajuru
História do Bairro
As primeiras referências históricas sobre o bairro do Cajuru (palavra de origem indígena que quer dizer “boca ou entrada da mata”) aparecem em 1681, numa petição de terras no caminho de “Yuberaba” (atual caminho de itupava), no sítio chamado de “Cahajurú”. Posteriormente, na década de 1840, aparecem registros de numerosas compras e transferências de terrenos na chamada Restinga do Cajuru. A região, no entanto, só começa a ter presença marcante na vida de Curitiba a partir de 1858, com a instalação, no Cajuru, da rede provincial da Congregação das Irmãs de José de Chambery, as quais fundaram, em 1907, o Orfanato de São José e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

20 Capão da Imbuia
História do Bairro
O bairro do Capão da Imbuia é relativamente novo. Em 1975, uma medida administrativa criou o bairro numa área que pertencia ao Cajuru. Essa medida foi tomada devido ao fato de os moradores dessa parte do Cajuru chamarem a região em que moravam de Capão da Imbuia, porque nesse lugar havia uma porção de mato, de imbuia, isolado no meio do campo (capão). Essa madeira, quase inexistente na flora paranaense, é muito utilizada na fabricação de móveis. Do lodaçal e banhado que existiam na região, pouco resta. Ela transformou-se numa área dedicada à criação de bovinos e equinos.

23 Guabirotuba
História do Bairro
Em 1736, a região onde se encontra o bairro Guabirotuba, era propriedade particular do vigário D. Ignácio Lopes. Foi nessa área da cidade que, em 1899, foi construído o Matadouro Municipal, inaugurado a 2 de setembro do mesmo ano. Com o crescimento da população, o bairro passou a ser servido por bondes elétricos, que deixaram a marca dos seus trilhos nas ruas.

22 Jardim das Américas
História do Bairro
O bairro deve seu nome à intenção dos vereadores municipais de homenagear as três partes do nosso continente: América do Norte, América Central e América do Sul. Entre os bairros do Capanema, Cajuru e Guabirotuba, localiza-se o Jardim das Américas, um bairro que surgiu há pouco tempo e que vem tendo um crescimento acelerado. Ao entrar no bairro, pela BR-277, encontra-se, à primiera vista, o Centro Politécnico, formado por um grande conjunto de prédios, que constitui o setor tecnológico da Universidade Federal do Paraná.

37 Uberaba
História do Bairro
Em 1945, na região entre a BR-116 e o Município de São José dos Pinhais, nada havia de parecido com o atual bairro Uberaba. A mata virgem era cortada por uma única estrada, caminho para São José dos Pinhais e Santa Catarina. Hoje, essa estrada é conhecida como Avenida Salgado Filho e divide o bairro Uberaba em duas partes: alta e baixa. Os primeiros moradores do bairro foram se instalando às margens da Av. Salgado FIlho, motivados pelo movimento da estrada como via de acesso a Curitiba. O Uberaba cresceu rapidamente na sua parte baixa, situada à direita da Avenida, para quem sai do Município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Um comentário:

Unknown disse...

olhei as 3 paginas de mapa e história dos bairros e não achei da vila nossa senhora da luz