domingo, 16 de março de 2008

Ecoturismo em Prudentópolis - Paraná

Ecoturismo em Prudentópolis - Paraná
06/01/2005

Localização e Acesso:

Principais Distâncias
Curitiba - 207 km
Ponta Grossa - 93 km
Guarapuava - 65 km
Foz do Iguaçu - 450 km
São Paulo - 626 km
Rio de Janeiro - 1006 km

Principais Rodovias de Acesso:
BR 373 – Sentido Ponta Grossa - Guarapuava
BR 277 – Sentido Irati - Guarapuava
PR 160 – Ligação de Prudentópolis com a BR 277.

Cachoeiras:

Salto São Francisco
Considerado o salto mais alto da região Sul do país e o mais importante de Prudentópolis, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. Localizado numa área natural de grande apelo cênico, com vegetação densa e a Serra da Esperança ao fundo, este salto tem uma beleza impressionante – não apenas por sua altura como pelo seu volume de águas, a formação rochosa, a água límpida e a queda espetacular. O local é propício para caminhadas e observações, com trilha bem demarcada e fácil, que conduz ao mirante natural, à cabeça do salto e à cachoeira menor.
A visão da paisagem no caminho para o salto é deslumbrante, contornando e subindo uma parte da Serra da Esperança conhecida localmente por “Serra das Pombas”.
É possível fazer Rappel ao lado da queda de 196 metros, e a volta é feita por uma bela trilha que chega ao poço abaixo da cachoeira, porém, para a prática destas atividades é imprescindível a contratação dos guias locais especializados.

Cachoeira Menor
Localizada no mesmo curso do rio do Salto São Francisco, um pouco antes deste, possui 14 metros de altura. É possível chegar até ele por uma trilha que também leva ao mirante natural e à cabeça do Salto São Francisco.

Para se chegar no Salto São Francisco e na Cachoeira Menor são 22km de asfalto mais 38km de terra, sendo que a última parte é de serra sinuosa e estrada estreita - não é aconselhável ir de carros baixos.

Salto São João
Salto com 84 metros de altura situado no Rio São João, é um dos mais procurados para visitação devido à facilidade de acesso e à beleza do seu conjunto paisagístico. Possui grande volume de águas e no curso do rio, em trechos relativamente próximos, é possível tomar banho (com os devidos cuidados) onde há pouca profundidade. Está localizado numa área natural de grande beleza, onde é possível vislumbrar o Cânion do Rio São João.
Existem uma trilha que chega à base do salto, onde um profundo lago recebe suas águas. Para se chegar à base é imprescindível a contratação de um guia local.
Para se chegar ao Salto São João são 7km de asfalto e 15km de terra.

Salto Barra Grande e Fazenda Velha (Saltos Gêmeos)
Localizados no Rio Barra Grande, numa das escarpas Serra da Esperança, os Saltos Gêmeos – como são conhecidos por sua similaridade e proximidade – possuem aproximadamente 130 e 100 metros e podem ser avistados da estrada que dá acesso ao Salto São Francisco.
É possível se chegar aos Saltos Gêmeos, porém, somente com guia local.

Salto São Sebastião
Salto com 120 metros, com pouco volume de água, é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning. Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, localizado bem a sua frente. Chega-se à cabeceira do salto por uma trilha média; porém, a prática de rappel ou canyoning só deve ser feita com a assessoria dos operadores locais.

Saltos Mlot e do Miguel
Saltos consecutivos com 120 metros e 5 metros respectivamente, situados de frente ao salto São Sebastião. Também possuem pouco volume de água e potencialidade para rapel e canyoning.

Por uma trilha em descida íngreme pela mata é possível chegar-se à base das cachoeiras São Sebastião e Mlot.
As cachoeiras ficam em uma propriedade particular e é cobrada uma taxa simbólica de visitação. Para se chegar ao local são 14km de asfalto e 15km de terra a partir de Prudentópolis.

Recanto Perehouski
Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais mais visitados atualmente devido às suas características peculiares de natureza geológica. Uma trilha bem fácil leva às cachoeiras das Bromélias e do Perehouski, onde também pode-se ver o Canion Perehouski.
Na visita ao local a proprietária cobra uma pequena taxa e oferece doces, pães, sorvetes caseiros. É possível também acampar na área.
Para se chegar lá são 14km de asfalto e 10km de terra.

Salto Barão do Rio Branco
Situado no Rio dos Patos, é um dos saltos mais procurados para visitação. Com 64 metros de altura e significativo volume de águas, é utilizado para a geração de energia elétrica através de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”. É possível chegar à base do salto através de uma escadaria com 478 degraus.
Para os amantes da natureza o cenário da usina e as obras interrompidas de uma fábrica de papéis atrapalham bastante a harmonia natural do local, porém, mesmo assim, vale a pena visitar.
Pode-se chegar facilmente à parte alta da cachoeira para apreciar a imponência de suas águas, porém, é extremamente perigoso, pois o local não tem nenhuma infra-estrutura para receber o turista e existem pedras muito expostas e sem segurança. Vale a pena ir, mas com muito cuidado.
O melhor é ir através já para fazer o rappel e/ou o rafting - portanto, com a contratação de operadores locais para as atividades de aventura.
Para se chegar lá são 4km de asfalto e 10km de terra.

Salto Manduri
Conhecido popularmente por Salto Rickli, por estar localizado no Recanto Rickli – área de lazer particular. Possui 32 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura, com pouco volume de água. Localiza-se no Rio dos Patos e é bastante frequentado por pescadores locais - inclusive, por conta do baixo volume de água, há um cheiro forte de peixe na base do salto; mas possui piscina (artificial) com pequeno toboágua, área de acampamento, sanitários, pequena lanchonete, mesas e bancos em área de jardim e araucárias.
Localizado em propriedade particular da família Rickli, para se chegar lá são 8km de asfalto e 4km de terra.

Salto do Índio
Localizada no Cânion do Rio dos Patos e formada por um pequeno rio afluente seu. Possui baixo volume de água e é possível praticar canyoning nesta cachoeira no meio do rafting, pois ela está bem próxima ao Rio dos Patos, por onde passam os botes.

Grota Funda
Atrativo natural formado por quatro quedas de pequeno porte, em um percurso de 400 metros. Para chegar a este trecho do rio dos Patos Velhos é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 700 metros. A partir daí a caminhada é feita pelo leito de profundidade rasa, onde sobe-se, em seqüência as quatro quedas. Sua visitação não é aconselhável em dias de chuva (a água encobre os buracos e o trecho de percurso pelo rio oferece pouca segurança).
É imprescindível a contratação de um guia local.


Um pouco de Aventura:

Trekking
Existem várias caminhadas na região: as mais difíceis são as que levam às bases dos Saltos São Francisco e São João: ambas de dia inteiro (ida e volta), com trechos muito íngremes, sem infra-estrutura para turismo e com trechos por dentro do rio. É imprescindível a contratação de guias locais para estas caminhadas.
Para se chegar às cachoeiras normalmente existem trilhas curtas e fáceis.

Rafting
O rafting é praticado no Rio dos Patos - o principal da região.
O início é no Salto Barão do Rio Branco e é muito interessante ver a forma como os operadores colocam os botes no rio: de Rapel ao lado do Salto.
Os primeiros treinamentos são feitos de frente à imponente queda.
A partir deste ponto são 2h30 de descida pelas corredeiras do Rio dos Patos, com a possibilidade de se praticar o cascading na Cachoeira do Índio, no meio do percurso.

Rapel
O rapel pode ser praticado em vários locais, mas os mais procurados são ao lado do Salto Barão do Rio Branco, com 64m; e ao lado do Salto São Francisco, com 196m.
Para a prática destas atividades é imprescindível a contratação dos operadores locais.

Cascading
O cascading pode ser praticado no Salto São Sebastião, com 130m ou no Cachoeira do Índio, com 80m, no meio do percurso do rafting.


Gastronomia:

Mel & Derivados
Prudentópolis é considerado um potencial apícola por excelência devido à riqueza e diversidade de sua flora, que possibilita uma variedade de mais de 400 tipos de mel.

Entre os subprodutos e derivados do mel destacamos: mel de abelhas em favos ou com favos; geléia real (adicionado ou não ao mel de abelhas); pólen (adicionado ou não ao mel de abelhas); própolis, considerado um dos melhores do mundo segundo especialistas japoneses que absorvem quase toda a produção e exportam para o Japão; Hidromel (obtido de fermentação alcoólica do mel de abelhas); vinagre e mel de abelhas (resultante da fermentação acética do hidromel ou das fermentações alcoólicas e acética da mistura do mel com água potável); composto ou xarope de açúcares (mistura de “mel de mesa” com glicose e sacarose ou outros açúcares”; Cera de abelha.

Salgados:
Krakóvia
Salame produzido artesanalmente desde a década de 70 e composto com os seguintes ingredientes: carne suína selecionada (observa-se até a idade do animal para o abate), não podendo ser congelada; alho, sal e pimenta; embalagem plastificada (pode ser em bexiga natural); defumação moderada (até a lenha deve ser escolhida para se fazer o fogo).
Origem: Na década de 1960 surgiu o Açougue Alvorada, de propriedade de descendentes de imigrantes ucranianos herdeiros da profissão de pequenos açougueiros, a família Opuchkevitch. Numa manhã os proprietários da casa - Sr. Dionízio e Pedro Marcon – fizeram uma mortadela diferente e a apresentaram para Lucas Usoski, velho polaco dono de uma churrascaria, exigente freguês e consumidor. Declarando que o produto era muito bom e apenas precisava de um aperfeiçoamento e um nome que chamasse a atenção, sugeriu então que se chamasse “Krakóvia” – nome de uma cidade polonesa. Sendo o fabricante ucraniano e um produto de nome polaco, todas as pessoas iriam querer experimentar da nova mortadela. Mas seu sucesso apenas veio a partir da década de 1990.
A Krakóvia é encontrada nos principais açougues da cidade.

Pratos Tradicionais da Gastronomia Típica Ucraniana
Os principais pratos típicos populares da cozinha ucraniana, servidos nos restaurantes e comuns na mesa das famílias de descendentes nos domingos e dias de festas são:
•Borchtch: Sopa de sabor azedado, à base de beterraba, repolho ou couve, com costela ou lombinho de porco, de preferência temperada com nata e saboreada com acompanhamento de pão preto de centeio ou trigo. O borchtch é servido como primeiro prato, logo após o aperitivo e tornou-se o prato nacional da família ucraniana;
•Perohê: Espécie de pastel de massa amanteigada à base de trigo fermentada, cozidos em água e recheados de uma mistura de batatinha com requeijão. Pode ser acompanhado de molho de carne;
•Holubchi: Uma espécie de charuto feito com recheio de carne, trigo mourisco ou arroz e envolvido em folhas de repolho ou couve em panela fechada à base de vapor;
•Chrin: Molho à base de raiz forte moída com beterraba, acompanha carnes assadas, principalmente a de porco
•Kubassat: Lingüiça de carne de porco defumada, frita ou assada, de sabor muito leve.
•Krakóvia: Salame produzido artesanalmente em Prudentópolis, à partir de carne suína selecionada, possui um sabor muito característico.
•Kasha: Alimento de quirera de trigo mourisco, aveia, milho ou arroz. Servido no café, almoço e jantar nas mais variadas formas.
•Salo: Toucinho, muito característico na alimentação, pode ser servido cru, cozido, frito, defumado. Serve como acompanhamento para batatas, kasha e broa. Possui múltiplos usos
•Nata: Extremamente suave e azedinho, este molho à base de leite acompanha carne de porco .
•Carnes: Geralmente de porco, marreco e frango. Apresenta uma grande variação: assadas, defumadas, fritas, abafadas, moídas.

Doces
Rapadura, Melado de Cana e Açúcar Mascavo
O habito de fazer açúcar mascavo, melado e rapadura vem desde a época dos escravos. Em 1.900 as estatísticas brasileiras revelaram a existência de 140 usinas produtoras de açúcar mascavo e aproximadamente 10.000 engenhos rurais. Com a entrada do açúcar industrializado, a população foi perdendo o habito do consumo do açúcar natural, em conseqüência os pequenos engenhos foram desativados.Em 1.986 o serviço de Extensão Rural do Paraná (EMATER-Paraná), enviou Extensionistas a Minas Gerais para conhecer os processos de fabricação existentes nas propriedades rurais e a partir deste período intensificou-se ações de resgate e melhoramento de tecnologias em equipamentos e instalações.
Para a rapadura, corta-se a cana, que é colocada na moenda para extrair o caldo com o qual será fabricada a rapadura. Fervido em dois grandes tachos em temperatura elevada até atingir o ponto, o caldo da cana é despejado em formas apropriadas para esfriar. Em seguida, a rapadura é embrulhada em palha de milho seca e servida para a família ou colocada à venda nas “bodegas” da zona rural.
O preparo do melado é igual ao modo de fazer rapadura, adicionando-se a acidificação e o repouso, que não é realizado no processo de fabricação da rapadura. Para a comercialização, o melado pode ser embalado em potes ou baldes plásticos.
Para o açúcar mascavo, são feitos os mesmos procedimentos no cozimento e limpeza do caldo para o melado. Determina-se o ponto (o ponto ideal é atingido quando os fios formados quebram-se como vidro ao batê-los contra uma superfície sólida) e depois disso é realizado o resfriamento no batedor mecânico ou manual, até se atingir a cristalização completa da massa, e o peneiramento para desintegrar o açúcar, dando uniformidade ao produto.

Bebidas:
Cerveja Caseira
Bebida fermentada não alcóolica, a base de lúpulo, água e açúcar. É muito produzida no município, a princípio, para consumo próprio das famílias, que costumam oferecer esta bebida às visitas ou a utilizam em ocasiões especiais como a Páscoa e o Natal. Atualmente é vendida em feiras ou direto do produtor, sendo possível encontrá-la em duas variações a branca e a preta, esta última é acrescida de malte que dá a coloração característica. Deve ser servida muito gelada.

Pinga de Alambique
Descrição: Moe-se a cana para a obtenção da garapa que vai para um tanque de fermentação. Neste processo, que vai de 12 a 14 horas, utiliza-se um fermento a base de milho, cana e centeio. Após a fermentação a garapa é esgotada do tanque para o alambique para que seu álcool evapore. Quando ferve, o vapor vai para a serpentina, onde ocorre sua condensação, e se transforma em líquido. A pinga é embalada em bujão de plástico ou vasilhas de madeira e comercializada principalmente no interior. Com 500 litros de garapa se produz em média de 100 a 120 litros de pinga.
A pinga artesanal é fabricada e vendida principalmente no interior do município mas também pode ser encontrada nos bares da cidade.


Atrativos Culturais:

Colégio e Seminário São José
Fundado em 1935 pelos Padres Basilianos. Funciona como estabelecimento de ensino particular de regime interno, pertencente a uma instituição religiosa do Rito Católico Oriental Ucraniano. O Colégio situa-se numa área total de 11.258 m2 , sendo 5.239 m2 de área construída. Possui uma imponente arquitetura em estilo eclético.

Portal da Cidade
Localizado em uma das entradas do município (BR 373), possui uma composição que busca representar elementos presentes na cidade como o pinhão, símbolo do Paraná e a cúpula abobadada, característica das igrejas em estilo bizantino do Rito Católico Oriental Ucraniano, muito comuns na cidade.

Estátua de Taras
Localizado na parte superior da Praça Ucrânia, a estátua em bronze, esculpida na Alemanha, possui 3 metros de altura e compõem o complexo histórico-cultural onde está localizada. Homenageia o poeta máximo da Ucrânia, Taras Chewtchenko que possui um dos seus poemas gravado numa placa em bronze ao pé da estátua.

Museu do Milênio
Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. O seu acervo é composto por objetos de uso tradicionais, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano.
Indicamos: Prefeitura Municipal

Nenhum comentário: