domingo, 16 de março de 2008

7ª Carta de Conjuntura" analisa investimentos no Brasil

7ª Carta de Conjuntura" analisa investimentos no Brasil
25/11/2003

A análise dos dados mais relevantes da indústria do turismo na primeira quinzena de dezembro já está disponível no Portal Brasileiro do Turismo (www.turismo.gov.br / www.embratur.gov.br), dentro da seção "Dados e Fatos". A "7ª Carta de Conjuntura Turística", produzida pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), detecta intenção de investimentos no Brasil: cerca de R$ 1 bilhão em setor hoteleiro (somados o Grupo Accor e a Rede Blue Tree); aproximadamente US$ 50 milhões em equipamentos de lazer (somados Villa Trump Golf Club e Pão de Açúcar); R$ 2,5 milhões em infra-estrutura de eventos (somados Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e Riocentro). Apenas no setor hoteleiro, o Grupo Accor – administrador das marcas Sofitel, Novotel, Mercure, Íbis, Parthenon e Formule 1 – prevê a inauguração de mais de 60 empreendimentos até 2005.

Com base no "Estudo da Demanda Turística Internacional 2002", o documento traz observações sobre os seis principais países europeus emissores de turistas ao Brasil, nesta ordem: Alemanha, França, Itália, Portugal, Inglaterra e Espanha. Eles representam 29,40% dos visitantes estrangeiros do país no ano passado.

O número médio anual de 1,4 milhão de turistas europeus pode crescer. A análise destaca que a EMBRATUR está montando nove Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT’s) para promover o país no exterior. Seis deles são na Europa. "Em princípio, poderemos examinar o potencial de países como Holanda, Suíça, Suécia e Noruega", conta José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto, analisando que outros países do continente podem se tornar fonte de turismo emissivo representativo para o Brasil.

Leia também: ABIH-PR fecha convênio com Petrobrás e expande os benefícios para Campos Gerais e Litoral clicando em leia mais.:.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR) oficializou o convênio fechando com a Petrobrás para o fornecimento de gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para o setor hoteleiro. O acordo promete dar fôlego aos empresários, que com a queda do movimento estão buscando alternativas para não repassar aumento de custos aos consumidores.

Todas as categorias de flats e hotéis, independente do porte, de Curitiba, Região Metropolitana Campos Gerais e Litoral, poderão adquirir o gás a um custo mais acessível. Desde abril deste ano a ABIH-PR vem trabalhando para conseguir este benefício aos associados.

De acordo com a Petrobrás, em 2004 todo o Paraná se beneficiará com o convênio incluindo as regiões de Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. Para o presidente da entidade, Hercílio Struck, esta iniciativa é muito importante porque comprova o comprometimento e a luta da ABIH para melhorias no setor.

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